Campinas recebeu audiência para debater Trem Intercidades

Na tarde desta terça-feira (16), Campinas recebeu a primeira audiência pública do Governo do Estado visando colher sugestões para o projeto discutido a muito tempo do Trem Intercidades (TIC), que ligaria Campinas a São Paulo, passando por outras cidades da região. A realização do evento foi da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos (STM), com apoio da Administração municipal.

Apesar de a audiência ter sido realizada por meio de uma plataforma digital, estiveram presentes no Salão Vermelho do Paço Municipal o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy de Sant’Anna Braga, o prefeito Dário Saadi, o deputado federal Vanderlei Macris, autoridades estaduais e alguns prefeitos da região.

Alexandre Baldy agradeceu ao município: “pela colaboração para esse importante passo na trajetória dos próximos meses. É um projeto importante para o Estado e benéfico para a população. Estamos buscando o bom diálogo para tirar o projeto do papel”.

O prefeito Dário Saadi também reforçou a importância da revitalização do Pátio Ferroviário: “A revitalização do Pátio Ferroviário não irá interferir no projeto do TIC. Estamos fazendo um projeto de revitalização com planejamento, para somar com a iniciativa da implantação do Trem. Vamos somar forças e ser parceiros do Governo do Estado”, disse.

Após a realização da audiência, as autoridades presentes foram até a Estação Cultura, onde conheceram parte do trajeto do TIC, que deverá ter 101km de extensão, agilizando o transporte de passageiros entre Campinas, Jundiaí e São Paulo, também atendendo às cidades de Louveira, Valinhos e Vinhedo. Há a possibilidade de ligação entre Campinas e Americana, porém faltam investimentos, segundo o secretário Alexandre Baldy.

Quando pronto, o trem deve atender até 60 mil passageiros por dia. A partir da assinatura do contrato, o prazo de execução do projeto é de sete anos, com possibilidade de entrega em quatro anos. O tempo de viagem deve ser de 1h04, com intervalo de 15 minutos entre as locomotivas.

Direto da Redação
Henrique Amaral – TV HORTOLÂNDIA
Emissora Rede Brasil de Televisão
Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil

 

 

 

Comentários via Facebook