Prefeitura de Hortolândia instala cerca de 30 armadilhas para capturar escorpiões

A Prefeitura de Hortolândia tem realizado o monitoramento da presença de escorpiões na cidade. A UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), da Secretaria de Saúde, instalou no mês de julho cerca de 30 armardilhas nos sistemas de esgoto e água pluvial do Jardim Amanda e Jardim São Sebastião.

Foi detectado durante a ação que ralos e grelhas em quintais, ralos de pia, espelhos de luz, caixas de gordura e esgoto são os principais pontos de acesso dos animais. A médica veterinária Tosca Tomass orienta que os moradores coloquem telas em janelas e ralos para evitar a entrada de escorpiões, bem como vedar caixas de gordura e esgoto.

A média ressalta que é bom ter atenção com frescas e buracos em paredes, assoalhos, soleiras, rodapés e paredes sem reboco, pois são lugares que os aracnídeos gostam de se esconder.

O descarte irregular e acúmulo de lixo nas áreas externas também serve de abrigo para os artrópodes. Por isso, a veterinária recomenda manter limpas as áreas externas das casas e evitar o armazenamento de materiais onde os animais possam se abrigar. A cidade conta com 11 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) que podem ser acessados através do site da Prefeitura.

Direto da Redação
Henrique Amaral – TV HORTOLÂNDIA
Emissora Rede Brasil de Televisão
Imagem: Divulgação/Ministério da Saúde

Comentários via Facebook