Ribeirão Jacuba passa por limpeza para evitar enchentes

As equipes da Prefeitura de Hortolândia aproveitam a estiagem para intensificar as ações contra enchentes antes do período chuvoso. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, além do desassoreamento da lagoa de contenção de enchentes do Parque Remanso das Águas, na região do Jardim Carmem Cristina, está em andamento a limpeza de diversos trechos do Ribeirão Jacuba. Atualmente, o trabalho está em andamento próximo deste parque, mas seguirá o curso do ribeirão até o Parque Socioambiental Chico Mendes, na região central, onde também está localizado o córrego Santa Clara.

“Continuaremos esta ação retirando material orgânico e terra em trechos de todo o ribeirão. O serviço é realizado por etapas passando pelo Jardim Minda, Vila Real até chegar na região Central. Estamos aproveitando a estiagem para a realização desta limpeza. Com isso, no período chuvoso, os impactos das chuvas serão os menores possíveis nas ruas, avenidas e bairros da cidade”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão. O secretário destacou, ainda, que para a segurança e os cuidados com o meio ambiente na realização deste serviço, foram consultadas a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a Defesa Civil do município.

REMANSO DAS ÁGUAS

O desassoreamento  é outra ação que também contribui para a retirada das algas que crescem no espelho d’água da lagoa do Parque Remanso das Águas. A ação foi iniciada no começo deste ano e permanece por tempo indeterminado. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, no desassoreamento, as máquinas também realizam a retirada da areia e de outros resíduos acumulados, aumentando a capacidade de armazenamento do reservatório de água e melhorando a condição ambiental do parque, garantindo mais qualidade de vida aos moradores do entorno. De acordo com a Secretaria de Obras, a estimativa é de que até a conclusão do serviço, sejam removidos do fundo da lagoa aproximadamente 95.979,00 metros cúbicos de detritos. 

Foto: Prefeitura de Hortolândia/Divulgação

Comentários via Facebook