Carreta da Mamografia estará em Hortolândia na próxima semana

Na próxima semana, cerca de 300 mulheres que tem solicitação médica para realizar mamografia em Hortolândia terão seus exames agilizados por meio da Carreta da Mamografia. O veículo itinerante faz parte do programa estadual Mulheres de Peito e a vinda da carreta para Hortolândia foi viabilizada pela deputada estadual Edna Macedo.

Equipes de saúde estarão na cidade a partir deste domingo (19/09), até a quinta-feira (23/09), oferecendo o exame que faz rastreamento do câncer de mama e colabora para o diagnóstico precoce da doença, aumentando as chances de cura.

A carreta ficará estacionada na Rua Emily Cristiene Giovanini, no Parque Santo André, próximo das instalações do CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação). A via estará fechada ao trânsito de veículos a partir do sábado (18/09).

A Secretaria de Saúde informa que as mulheres que já apresentaram a solicitação médica na rede municipal de saúde e que aguardavam agendamento para o exame serão convocadas, individualmente, para serem atendidas na Carreta da Mamografia.

Cerca de 60 pacientes devem ser examinadas, por dia, entre domingo e quinta-feira. Os laudos dos exames serão entregues para as pacientes por e-mail, com cópia direcionada à Secretaria de Saúde.

Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeita de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS (Sistema Único de Saúde) para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, conforme as particularidades de cada caso.

Em Hortolândia, o Caism (Centro de Atenção Integral de Saúde da Mulher) é a unidade de referência para acompanhamento e encaminhamentos destas pacientes. Uma das atribuições do serviço é a realização de exame de mamografia.

Atualmente, cerca de 300 pacientes aguardam pelo exame, sendo que a atuação da Carreta da Mamografia colaborará para reduzir a espera atual, que é de cerca de 15 dias. Mensalmente, o Caism oferece cerca de 600 exames.

Por Prefeitura de Hortolândia
Foto: Divulgação

Comentários via Facebook