Sumaré é a 12ª cidade do país que melhor aplica os tributos arrecadados em melhorias para a população, diz estudo

Sumaré é a 12ª cidade do Brasil que melhor aplica os recursos arrecadados em melhorias para a população. É o que aponta o Índice de Retorno do Tributo Municipal (IRTM), um estudo da empresa Assertif. De acordo com a análise, a cidade reverte de maneira eficiente as taxas e tributos pagos pela população, gerando crescimento em todas as áreas e qualidade de vida dos moradores.

O estudo mediu a capacidade das 100 maiores cidades do país de reverter os tributos arrecadados em serviços para a população. A análise levou em conta o desempenho dos municípios em todas as áreas, como infraestrutura, educação, saúde, segurança, mostrando o quanto essas áreas custam em termos de impostos tomados do PIB (Produto Interno Bruto). As cidades que oferecem os melhores resultados em serviços públicos e com menor custo em tributos receberam as notas mais altas no ranking. Confira o ranking e detalhes do estudo em: www.retornometro.com.br.

“É com grande alegria e orgulho que recebemos o resultado do ranking. Desde 2017, trabalhamos com muito empenho, planejamento e respeito com os gastos públicos para ofertar melhorias e investimentos em todas as áreas. Implantamos novas unidades de saúde e escolas, ampliamos a oferta de vagas nas escolas municipais, transformamos a cidade em um canteiro de obras, investindo em infraestrutura e mobilidade urbana, ampliamos os projetos sociais, as ações de segurança foram reforçadas e nossa cidade está cada dia mais verde. Trabalhamos em prol da população e para oferecer serviços de excelência, que contribuam para a qualidade de vida e que façam nossos moradores terem orgulho de viver em Sumaré”, disse o prefeito Luiz Dalben. 

Desde 2017, a cidade vem crescendo. Com trabalho sério e planejamento, as finanças foram recuperadas, os salários do funcionalismo regularizados e agora são antecipados e/ou pagos em dia e houve a retomada de serviços básicos e o desenvolvimento econômico da cidade. Com isso, foi possível investir em melhorias toda a cidade.

Quinze novas unidades de saúde foram entregues, diversas unidades de saúde foram reformadas e revitalizadas novos leitos foram implantados na UPA Macarenko e foram entregues novas ambulâncias e equipamentos. Também foram implantados os Centros Especializados de Saúde, inéditos na região e que têm parceria com o Fundo Social de Solidariedade: são duas unidades do Centro da Criança, o Centro de Longevidade, para assistência da Melhor Idade a partir dos 50 anos, a Base de Excelência da Mulher, para atendimento exclusivo do público feminino, e a Base de Excelência do Homem, para atendimento médico e laboratorial exclusivo para a classe masculina.

O Município também recebeu 12 novas câmaras frias, para a conservação e o armazenamento seguro das vacinas. A prevenção também foi trabalhada seriamente e os casos de dengue tiveram uma redução drástica. Também foram inauguradas as reformas nas alas de Fisioterapia, Cardiologia e Fonoaudiologia do Ambulatório de Especialidades. Os animaizinhos também foram beneficiados com a implantação do Departamento do Bem-Estar Animal. E estão em andamento as obras de ampliação da UPA Macarenko e a construção da UPA Denadai. Também já está em fase final o projeto para a implantação da UPA Maria Antonia, a quarta UPA da cidade!

As obras de infraestrutura e mobilidade urbana ocorrem por toda a cidade. Houve remodelação, revitalização e construção de novas avenidas, estradas e pontes, como a Estrada Municipal Américo dos Santos Ribeiro (PPG) e a ponte do Maria Antonia. Os Jardins Davina, Vitória, Casa Verde e Parque Ideal foram urbanizados e receberam melhorias na infraestrutura. A rodovia Adauto Campo Dall’Orto, também conhecida como José Lozzano Araújo, que liga Sumaré a Paulínia também está sendo duplicada e, em breve, a Estrada Miketo Ito, a Estrada do Barreiro, será recuperada. O Programa de Recape Contínuo (PRC) segue levando asfalto novo e de qualidade para todas as regiões, com auxílio de emendas do deputado Dirceu Dalben. Desde 2017, mais de 1,5 milhão de m² de pavimentação foi feita, garantindo melhores condições de tráfego e mais segurança para motoristas e pedestres.

Desde 2017, cerca de 2.100 novas vagas foram criadas do Ensino Infantil à Graduação. E a Educação de Sumaré segue se fortalecendo. Todas as unidades passaram por reforma e limpeza, além de receberem novos mobiliários. 1.500 Chromebooks foram entregues para os professores darem aulas remotas de qualidade, alguns os estacionamentos das escolas municipais foram pavimentados, qudras poliesportivas foram construídas em diversas unidades escolares. Em substituição à merenda escolar durante as aulas remotas, complemento das refeições diárias para muitos alunos, os estudantes das escolas municipais e Proeb receberam mensalmente kits nutricionais.

Seguem as obras das escolas municipais Maria Luisa Cia Medeiros e Lucélia, na região do Picerno, que vão atender mais de 500 alunos da Educação Infantil. Além disso, foram concluídas as obras de reforma e ampliação da Escola Municipal do Parque Regina, na região do Matão. Com a ampliação, será possível atender também o Ensino Fundamental I (alunos do 2º ao 5º ano), além dos estudantes do Ensino Infantil. E uma nova disciplina que será ofertada aos alunos: a aula de empreendedorismo, em parceria com o Sebrae-SP. Sumaré é a primeira cidade a participar do projeto, que vai beneficiar cerca de 15 mil estudantes do Fundamental I e II, Ensino Médio e EJA (Educação para Jovens e Adultos). E destaque para o sucesso do ensino superior: Sumaré conquistou desde 2018 pólos da FATEC, Univesp e já está em construção a sede própria da ETEC, que irá ampliar o número de alunos atendidos em salas improvisadas no Centro Administrativo de Nova Veneza.

A segurança pública de Sumaré foi modernizada. Para proteger a população, o sistema de videomonitoramento foi ampliado. Câmeras de videomonitoramente inteligentes foram instaladas nas principais entradas e saídas da cidade. A Guarda Municipal também passou a operar com tablets e rádios digitais criptografados, agilizando as ocorrências e atendimento à população. Na sede da GM, foi implantada a CECOM (Central de Comunicação e Monitoramento), um novo sistema operacional que integra o atendimento à população, monitoramento da cidade e despacho de ocorrências.

As operações de fiscalização e ronda ostensiva foram intensificadas. Mensalmente os índices de criminalidade caem na cidade. Isso é fruto do trabalho de uma Guarda Municipal preparada e que atua em conjunto com as Polícias Militar e Civil. As operações de segurança, capacitações e cursos de atualização foram intensificados. Além disso, novos equipamentos e itens de segurança foram entregues às corporações.

Novos espaços de lazer, praças e playgrounds foram construídos, insentivando a interação social e prática esportiva. E Sumaré segue bem cuidada, crescendo de maneira sustentável. Os cuidados vão além do plantio de mais de 37 mil mudas de árvores, limpeza de rios e da recuperação de áreas verdes e de oficinas sustentáveis, incluindo as oficinas de decoração de natal que utilizam materiais recicláveis e reutilizados, realizadas pelo Fundo Social. A intenção é conscientizar a população, estimulando iniciativas de conservação, reciclagem e respeito à natureza.

Foto e texto: Prefeitura de Sumaré

Comentários via Facebook