Nova sede do Consimares, em Nova Odessa, homenageia Angelo Perugini

Nesta quinta-feira (07/10), o prefeito de Nova Odessa, Claudio José Schooder, o Leitinho, recebeu outros prefeitos, vereadores e representantes de várias cidades da região para a inauguração da nova sede do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas), que mudou do Paço Municipal para um novo prédio empresarial na Rua Independência, no Jardim Bela Vista, em Nova Odessa. O órgão é atualmente presidido por Mauricio Baroni, prefeito de Elias Fausto, que presidiu a cerimônia.

Além de Leitinho e de Baroni, participaram também Vitor Riccomini, prefeito de Capivari; José Nazareno Gomes, o Zezé, prefeito de Hortolândia; Luiz Dalben, prefeito de Sumaré; Felipe Sanchez, vice-prefeito de Santa Bárbara d’Oeste; Bruno Ross Matheus, secretário do Meio Ambiente de Monte Mor; o ex-prefeito de Santa Bárbara, Denis Andia, e também o ex-prefeito de Nova Odessa, Bill de Souza – além de vereadores que representam suas cidades no Conselho Fiscal do Consimares, entre eles o novaodessense Levi Tosta. Também estava presentes o superintendente do Consórcio, Mimo Ravagnani, e o secretário Fábio Orsi.

“Fico muito contente de presenciar um momento como esse, que é o Consimares ganhando um novo espaço. Como prefeito, me sinto muito honrado e orgulhoso dessa ocasião tão especial. Entendemos que o espaço que tínhamos no prédio da Prefeitura restringia as atividades do Consórcio, por isso esse novo local é tão importante”, disse Leitinho.

Também nesta quinta, a sala de reunião da nova sede foi oficialmente nomeada em homenagem a Angelo Perugini, prefeito de Hortolândia que faleceu no começo deste ano por conta da Covid-19. Eleito prefeito por quatro vezes, Perugini foi um dos idealizadores e fundadores do Consimares, em 2009, ao lado do então prefeito novaodessense Manoel Samartin.

Na época, Perugini já exercia seu segundo mandato como chefe do Executivo hortolandense. Presente à cerimônia, o vice de Perugini e atual prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes, falou sobre a forte relação de amizade e confiança que mantinha com ele e, emocionado, não conteve as lágrimas ao falar do amigo vitimado pelo coronavírus.

“É muito bom ver o Consimares em um lugar novo, homenageando não só um dos melhores políticos que já conheci, mas também uma pessoa incrível que era o Angelo, que estabeleceu a base para que hoje o nosso Consórcio fosse referência no país, com muita organização e sendo um dos únicos no Brasil com as contas totalmente aprovadas”, disse Mauricio Baroni, prefeito de Elias Fausto e presidente do Consimares.

Na reunião, houve também o lançamento de uma revista comemorando os 12 anos do Consórcio, com a história da fundação, das administrações antigas até as atuais e uma homenagem a Angelo Perugini.

“Quero agradecer a gestão anterior do Bill, que ajudou muito o Consimares a chegar no patamar em que está hoje, para estarmos tão organizados e como referência para outros consórcios do país, meus sinceros agradecimentos e parabéns por todo o trabalho realizado aqui”, finalizou Leitinho.

O CONSÓRCIO

O Consórcio foi instituído em 22 de janeiro de 2009, tendo como principal objetivo compatibilizar uma gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos. Atualmente, Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Nova Odessa, Monte Mor, Sumaré e Santa Bárbara d’Oeste integram o Consimares, perfazendo um total de 910.885 habitantes, com uma geração estimada de 650 toneladas de resíduos sólidos domiciliares por dia.

Com foco na gestão integrada de resíduos sólidos, o Consimares tem desenvolvido trabalhos e ações em busca de novas tecnologias para destinação ambientalmente adequada dos resíduos gerados dentro dos sete municípios.

Foto e texto: Prefeitura de Nova Odessa

Comentários via Facebook