Cabos são furtados e deixam Hortolândia sem luz e Ponte Estaiada escura

Mesmo com o patrulhamento intensificado das forças de segurança da Prefeitura de Hortolândia, realizado todos os dias da semana nos espaços públicos da cidade, é importante o apoio da população para denunciar crimes, como o furto de cabos de energia elétrica. Todas as ruas e espaços públicos da cidade contam com 100% de iluminação em LED. Se algum local estiver com as luzes apagadas é porque ali houve furto do cabeamento. A ocorrência mais recente ocorreu na última semana, no Parque Chico Mendes, região central da cidade, quando além dos cabos, um poste também foi furtado. A população pode colaborar para coibir este tipo de crime, denunciando. O atendimento é feito 24 horas por dia, todos os dias da semana, pelos telefones 153 ou 0800 111 580 da Guarda Municipal de Hortolândia.

Os locais mais comuns onde ocorrem os furtos dos cabos da rede de iluminação são praças, parques e áreas de lazer. “No Jardim Estrela, por exemplo, tivemos dois roubos dos cabos em uma semana. Mesma situação do Parque Socioambiental Chico Mendes, onde a situação aconteceu três vezes e até um poste de 4 metros chegou a ser levado. Casos recentes também aconteceram em uma praça no Parque Ortolândia e no Parque Lago da Fé”, explica a diretora de iluminação pública da Prefeitura, Fernanda Cândido de Oliveira.

De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, neste ano, a quantidade de cabos furtados da rede de iluminação em áreas públicas de Hortolândia é de aproximadamente 4 quilômetros. Além da falta da iluminação, o prejuízo causado também tem impacto financeiro, já que o investimento para consertar a ação criminosa poderia ser investido em benefícios para a população. A média de gastos da Prefeitura em cada furto é estimada em R$ 40 mil, dependendo de como foi executada a ação criminosa.

“Chegamos a consertar a iluminação do Parque Chico Mendes e, no mesmo dia, os cabos serem furtados novamente. Este é mais um exemplo de muitos que acontecem em diversos pontos, prejudicando toda a cidade. Pedimos o apoio e a colaboração das pessoas para realizarem a denúncia deste crime”, comenta Fernanda.

 

Comentários via Facebook