Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes com raios e ventos

A Defesa Civil emitiu alerta com previsão de chuvas intensas entre o próximo domingo, dia 6 de fevereiro, e terça-feira, dia 8, na região de Campinas e Sorocaba. Instabilidades provocarão precipitações contínuas seguidas de raios, ventos e granizo.

Com a previsão de 135mm de chuva acumulados em 72 horas, o órgão recomenda atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes, enxurradas e ocorrências causadas por raios e ventos. “É importante que a população fique atenta, e busque abrigo em caso de temporal forte”, orienta o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.

Além de procurar abrigo, em caso de emergências deve ser acionada a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193. Sidnei Furtado também orienta o cidadão que perceber qualquer alteração na residência, como rachaduras nas paredes, a acionar a Defesa Civil. O órgão irá até o local para avaliar a situação.

SMS

Como medida de prevenção, o cidadão pode se cadastrar no Sistema de Alerta da Defesa Civil, que envia mensagens de texto com recomendações e avisos sobre chuva, raios e temporais. O serviço é gratuito.

Para se cadastrar, basta enviar um SMS para o número 40199, colocando o CEP da residência no assunto da mensagem.

Por Prefeitura de Campinas
Foto: Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas

Comentários via Facebook