Valinhos volta a ter barreiras sanitárias nas entradas da cidade

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, deu início a uma nova etapa de barreiras sanitárias no município, realizadas pela Guarda Civil Municipal, em vários pontos da cidade e horários diferenciados. A medida faz parte de um conjunto de ações anunciadas pela prefeita Capitã Lucimara, no último dia 27 de janeiro, quando instituiu, por decreto municipal, uma série de medidas protetivas para buscar conter a transmissibilidade da Covid-19 pela nova variante Ômicron, diante do crescente número de casos.

As barreiras sanitárias são realizadas na semana, a partir das quintas-feiras, com reforço aos finais de semana, para fiscalizações do cumprimento dos protocolos sanitários. “Entre a última quinta-feira, no dia 3, até este domingo, dia 6, a GCM fez diversas barreiras que ocorreram de forma aleatória e em horários diferenciados. Nas noites e madrugadas foram várias orientações e advertências quanto ao cumprimento do decreto municipal”, explicou o secretário de Segurança Pública, Osmir Cruz. “Não houve aplicação de multas, pois o foco foi na prevenção”, destacou.

Também entre outras ações da GCM, no bairro Macuco, foi interrompida uma festa no sábado à noite (5) de alunos de medicina de aproximadamente 200 pessoas. “Pedimos a imediata paralização da festa, com base no novo decreto e medidas protetivas sanitárias”, informou ao destacar que a intervenção faz parte do trabalho da Guarda para atuar com rigor nas fiscalizações em boates e eventos na cidade que gerem aglomerações.

Crescente
A intensificação da fiscalização é justificada pelos atuais dados divulgados pela Secretaria de Saúde, que por meio da divisão da Vigilância Epidemiológica, confirmou nesta segunda-feira (7), 1 novo óbito e mais 359 novos casos, por testes positivos, de Covid-19 na cidade. Os dados referem-se aos últimos 3 dias, que inclui o final de semana.

Desta forma, Valinhos chega ao total de 21.423 casos confirmados e 432 óbitos causados pelo coronavírus.

As ações protetivas ainda incluem a prorrogação da suspensão de eventos organizados pela Prefeitura até o final de fevereiro; proibição de eventos/festas particulares no Carnaval, especialmente de sexta, dia 25 de fevereiro, a terça, dia 1º de março, seguindo a já anunciada suspensão de eventos públicos no Carnaval em Valinhos; limitação de 50% do total de público, com distanciamento e sem aglomerações, em festas, eventos, incluindo também limitação em igrejas, salões de festas/eventos e academias da cidade; distanciamento mínimo de 1,5m entre as mesas nos bares e restaurantes, mantendo sempre o público sentado; além de uma força-tarefa especial para vacinar todas as crianças da cidade.

Foto e texto: Prefeitura de Valinhos

Comentários via Facebook