COVID-19: 1,1 mil crianças até 11 anos foram vacinadas em Hortolândia no último sábado

A Prefeitura de Hortolândia vacinou 1.111 crianças entre cinco e 11 anos de idade, no mutirão do último sábado (12/02). As ações, sem agendamento prévio, aconteceram em duas escolas municipais – a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Salvador Zacharias Pereira Júnior, no Jd. Novo Ângulo, e a Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Jd. Interlagos Richard Chibim Naumann, no Jd. Interlagos. Além de receber o imunizante, cada criança também levou para casa um “certificado de coragem”.

A realização de mutirões da vacina pediátrica visa a agilizar a imunização contra o Coronavírus neste público específico,considerando a retomada das aulas presenciais em escolas das redes privada e pública. Segundo a Secretaria de Saúde, nesta semana, a campanha continua, de segunda a sexta-feira, tanto nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), quanto nas unidades escolares por meio da ação “Turminha Sabida”, que leva as equipes de vacina, em caráter itinerante, das 8h às 12h e das 13h às 17h, até as escolas da Administração Municipal. Mais um mutirão de vacina pediátrica está agendado para o próximo sábado (19/02).

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que a população de Hortolândia, na faixa etária de cinco a 11 anos, é de 26.427 crianças. Destas, cerca de 17 mil estudam em escolas da Prefeitura.

Quando a vacinação acontece em unidade de saúde, a orientação é que pais e responsáveis cadastrem as crianças previamente no portal Vacina Já do Governo do Estado (https://www.vacinaja.sp.gov.br/). A ideia é evitar aglomeração e agilizar o atendimento. Para tanto, é preciso informar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) da criança. Nas escolas, o cadastro dos alunos está sendo feito pelas equipes da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. 

Nesta segunda-feira (14/02) a “Turminha Sabida” esteve na Emef Fernanda Grazielle Resende Covre, atendendo também estudantes da Emeief Jd. Adelaide e Emei Miguel Camillo, bem como na Emef Nicolas Thiago dos Santos Lofrani, beneficiando ainda quem estuda nas Emeis Jd. Santa Emília e Emei Olinda Maria de Jesus Souza.

Durante a ação, que vai até o sábado (19/02), 23 unidades de ensino funcionam como “postos itinerantes de vacinação”. Nesta terça-feira (15/02), a ação será feita em duas “escolas polo”: as Emefs Zilda Arns Neumann e Renato Costa Lima, nesta última voltada também a alunos da Emeief Jd. Amanda III.

A Secretaria de Saúde orienta os pais e responsáveis que aproveitem as ações e mutirões e levem suas crianças para vacinar, uma vez que, além de segura, a vacina os protege da Covid-19 e de eventuais sequelas em órgãos vitais, como coração, rins e pulmões, condições que podem surgir após contraírem a doença.

“A vacina é segura, passou por diversos testes e foi aprovada pela autoridade sanitária brasileira, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)”, ressalta a enfermeira Ana Paula Fernandes, coordenadora do programa de imunização da Secretaria de Saúde.

Comprovante de vacinação

A partir de abril deste ano, os responsáveis pelos alunos matriculados na rede pública municipal de ensino deverão apresentar à escola documentos comprobatórios da vacinação completa contra a COVID-19, o atestado de vacinação que pode ser emitido na Unidade Básica de Saúde da região ou atestado médico que evidencie a contra-indicação à vacina contra o Coronavírus. A falta de apresentação do comprovante de vacinação não impossibilitará que o aluno frequente a escola ou realize matrícula ou rematrícula. No entanto, familiares ou responsáveis terão um prazo máximo de 60 dias para informar à escola sobre isso, sob a pena de comunicação ao Conselho Tutelar, ao Ministério Público e às autoridades sanitárias, para as providências cabíveis. A medida foi publicada na edição 1442 do Diário Oficial Eletrônico do Município, na tarde da sexta-feira (11/02), e pode ser consultada neste link: https://publicacoesmunicipais.com.br:8443/api/acts/hortolandia/1442.

“A questão vacinal não diz respeito apenas ao Coronavírus, mas é sobre qualquer vacina. Está dentro do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) a vacinação das crianças em casos recomendados pelas autoridades sanitárias. Como estamos atendendo crianças que estão na faixa etária sob proteção do ECA, nosso papel é garantir a segurança, integridade física e emocional, e notificar os órgãos responsáveis como o Conselho Tutelar”, ressalta o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.

ORIENTAÇÕES

O calendário completo da segunda semana de vacinação nas escolas está publicado abaixo. Cada escola da rede envia mensagem aos pais e responsáveis, informando horário e local de vacinação.

Confira abaixo outras importantes orientações das secretarias de Saúde e de Educação, Ciência e Tecnologia: 

    • A vacinação deve ser feita preferencialmente na escola em que o aluno está matriculado ou na unidade polo da região. 

    • Se o estudante perder o período de vacinação deve agendar, no site da Prefeitura (www.hortolandia.sp.gov.br), data de vacina em UBS (Unidade Básica de Saúde) disponível.

    • Para se vacinar, o aluno precisará estar acompanhado do pai, da mãe ou de um responsável; levar CPF ou cartão Cidadão (SUS). O pai, a mãe ou o responsável pela criança deverá apresentar Carteira de Identidade (RG) ou algum documento com foto. Caso a criança compareça acompanhada de adulto que não seja pai, mãe ou responsável, este deverá trazer termo de autorização, assinado por pai, mãe ou responsável, para que a criança seja vacinada. O termo está disponível no site da Prefeitura por meio deste LINK ou, em versão impressa, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.

    • No dia de tomar a vacina, o acompanhante deve levar a carteira de vacinação da criança para verificar se ela está atualizada. Caso tenha recebido alguma outra vacina há poucos dias, a criança somente será imunizada contra a COVID-19, após 15 dias.

Confira as unidades da rede municipal beneficiadas pela “vacinação nas escolas”:

2a. semana (14 a 19/02)

terça-feira, 15/02 – 

Emef Renato Costa Lima + Emeief Jd. Amanda III

Emef Zilda Arns Neumann

quarta-feira, 16/02 – 

Emef Dayla Cristina Souza de Amorim + Emei Jd. Santiago

Emef Profa. Lílian Cristiane Martins de Araújo + Emei Profa. Rosimar Bertão Gomes

quinta-feira, 17/02 – 

Emef Armelinda Espúrio da Silva + Emei Leonilda Alves Valenzuella (Jd. N.S. Fátima) + Emeb Josias da Silva Macedo

Emef Dona Ana José Bodini Januário + Emei Chácaras Acaraí

sexta-feira, 18/02 – 

Emef Taquara Branca Agenor Miranda da Silva + Emeief Bairro Taquara Branca

Emef José Roque de Moura- Jd. Boa Esperança + Emei José Natalino Fonseca + Emei Jd. Novo Estrela + Emef Jd. Primavera

sábado, 19/02 – 

Emef Jd. Amanda-CAIC + Emei Jd. Amanda I + Emef Profa. Maria Célia Cabral do Amaral

Emef Caio Fernando Gomes Pereira + Emeief João Carlos do Amaral Soares + Emeief Jd. Nossa Senhora Auxiliadora

Imagem e informações: Prefeitura de Hortolândia

Comentários via Facebook