Hortolândia regista 5 furtos de tampas de bueiro

Situação tem se tornado frequente em Hortolândia, sendo que neste ano já foram cinco ocorrências

Imagine a cena: a pessoa vem caminhando pela calçada, um tanto distraída, pronta para atravessar a rua e, de olho no celular, não percebe a falta da tampa no bueiro. A situação pode causar acidentes graves, o que a Prefeitura de Hortolândia procura evitar. Equipes da Secretaria de Serviços Urbanos, que diariamente acompanham os serviços prestados pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), de orientação de munícipes e manutenção de redes de água e esgoto, flagram com frequência bueiros e PVs (poços de visita) destampados pelas ruas da cidade. 

O caso mais recente de furto destas tampas aconteceu, nesta terça-feira (22/02), na Rua Augusto dos Anjos, no Jd. Amanda 2, onde há um PV, equipamento que dá acesso às redes de serviços subterrâneos, como o esgoto, águas pluviais, córregos e rios canalizados e cobertos, dentre outros.

Dados da Secretaria de Serviços Urbanos mostram o aumento no número de casos, em equipamentos de captação de águas da chuva, na cidade. Nos dois primeiros meses deste ano, já foram abertos cinco BOs (Boletins de Ocorrência) para registrar furto de tampa de bueiros. No ano passado, foram registrados 12 furtos. Embora as ocorrências aconteçam por toda a cidade, verifica-se maior recorrência em ruas pouco movimentadas.

Além de gerar despesa para o Poder Público, que precisa realizar a imediata reposição das tampas, os furtos podem ocasionar graves acidentes, vitimando pedestres, animais, ciclistas, motociclistas e veículos. “Esses furtos colocam em risco a vida dos munícipes. Quando sabemos do caso, vamos até o local para fazer a imediata reposição. Mas tem aumentado o número de ocorrências, o que causa risco até mesmo de alagamento. Quando chove, se tiver material descartado nas ruas, entra lá e entope as galerias pluviais ou da rede de esgoto”, alerta o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

A parceria da população nestes casos é fundamental. Quem flagrar furto de tampas ou bueiro destampado, além de sinalizar o local com cavalete ou galhos, pode entrar em contato com a Secretaria de Serviços Urbanos pelo telefone (19) 3897-9800 ou chamar a GM (Guarda Municipal) pelos números 153 e 08000-111-508.

Comentários via Facebook