Demolição do PEV Pq. Gabriel tem início em Hortolândia

Começou, na manhã desta terça-feira (12/02), a demolição do PEV (Ponto de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) Parque Gabriel, fechado ao público desde o início da semana. O serviço é realizado por uma empresa contratada pela Prefeitura de Hortolândia. A previsão da Secretaria de Obras é que o serviço se estenda por mais alguns dias, porque além da remoção de itens que serão reaproveitados, como porta, janelas, gradil e portão, assim como a derrubada da estrutura de alvenaria, é preciso fazer o descarte correto dos resíduos gerados pela ação. As caçambas de triagem de materiais reutilizáveis foram retiradas ontem pela Secretaria de Serviços Urbanos. O PEV funcionava na avenida Joaquim Martarolli, 2.005, próximo à Câmara Municipal.

Paralelamente, acontece também, desde segunda-feira (11/04), a desmontagem do viveiro instalado no parque, de maneira provisória, para dar suporte aos diversos plantios realizados em vários trechos, de uma ponta a outra da área. De acordo com a diretora de Obras, Sandrelene Didone Fagnani, as mudas e alguns materiais retirados do viveiro estão sendo levados para o Oape (Observatório Ambiental Parque Escola), antigo Creape, para serem usados em outro projeto da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Ambas as ações fazem parte das obras de prolongamento da área de lazer do Parque Socioambiental Lago da Fé, em execução pela Administração Municipal. O parque é o maior espaço público de lazer da cidade e tem passado por intervenções para ampliar a área de lazer e convivência disponível à população. Segundo a Secretaria de Obras, responsável pelo serviço, o projeto de implantação do parque entrou em fase final de execução, com 90% dos trabalhos concluídos. Ainda restam ajustes finais na construção, tais como detalhes no paisagismo, nas calçadas, nas quadras esportivas e na instalação do playground das crianças.

Quando concluído, o Parque Lago da Fé também terá bicicletário, alamedas para circulação de um lado a outro, rampa de acessibilidade, bebedouros, lixeiras para coleta seletiva de resíduos, sinalização horizontal e vertical, estacionamentos e área multiuso no espaço iluminado com lâmpadas LED. Além disso, já foram executados os dois quilômetros de pista de caminhada e ciclovia, os serviços de drenagem e recape e as quadras esportivas com alambrado (para prática de basquete, tênis, vôlei de areia e futsal em grama sintética, além de espaços poliesportivos). 

O Parque Lago da Fé terá ao todo uma área de aproximadamente 234 mil metros quadrados. De acordo com o Departamento de Obras, a parte já implantada pela Administração Municipal, desde o Jd. Nova Alvorada até o Pq. Gabriel, atrás da Câmara Municipal, onde há duas lagoas de contenção de enchentes, pista de caminhada e travessia para pedestres, conta com 180 mil metros quadrados. A área construída que recebe as atuais benfeitorias é de 54.513,28 metros quadrados.

Alternativas ao PEV Gabriel

A orientação da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável a quem costumava descartar resíduos recicláveis e reaproveitáveis no PEV Parque Gabriel é que descarte estes materiais nos três PEVs mais próximos: o PEV Jardim Nova Alvorada, localizado a cerca de 500 metros, na Rua Alcebíades Marques, 15; o PEV Jardim Interlagos, na Rua Tapajós (antiga Rua 5); ou o PEV Jardim São Sebastião, que fica na Rua Professor Lúcio Alves da Costa, 90 (próximo à Associação de Moradores do bairro). Os PEVs Jardim Nova Alvorada e Jardim São Sebastião funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 17h, e sábado, das 9h às 15h. Já o PEV Jardim Interlagos funciona de segunda-feira a domingo e feriados, das 8h às 12h, e das 13h às 18h.

Ainda segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, para substituir o PEV Gabriel, será implantado paralelamente o PEV Estefânia, no Jardim Estefânia, região do Jd. Minda e Carmem Cristina. Deste modo, a cidade continuará com 13 Pontos de Entrega Voluntária na cidade, além dos 32 LEVs (Locais de Entrega Voluntária) distribuídos em todas as regiões de Hortolândia e da coleta seletiva, que chega a 32 bairros da cidade.

TV HORTOLÂNDIA
Emissora Rede Brasil de Televisão
Imagem e informações: Prefeitura de Hortolândia

Comentários via Facebook