Confira o funcionamento dos serviços estaduais no feriado de Páscoa

Nesta sexta (15) é celebrado o feriado nacional da Sexta-Feira Santa, que antecede a Páscoa, comemorada no domingo (17). Com isso, alguns serviços estaduais podem ter horários de funcionamento alterados nesta data.

No Estado de SP, as regras gerais e setoriais de segurança sanitária continuarão as mesmas da fase de transição e válidas para os 645 municípios. As prefeituras possuem autonomia para determinar rigidez de restrições conforme as circunstâncias locais da pandemia e capacidade hospitalar.

Todas as atividades econômicas devem obedecer aos protocolos setoriais de segurança sanitária previstos no Plano SP (saopaulo.sp.gov.br/planosp/). Veja abaixo o que abre e o que fecha e se programe.

Saúde

Durante o feriado da Sexta-feira Santa, no dia 15 de abril, os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros como nos setores de internação e centros cirúrgicos.

Na sexta (15), apenas o posto de doação da Pró-Sangue do Mandaqui terá expediente das 8h às 16h30. No sábado (16), os postos Osasco, Mandaqui e Dante terão atendimento das 8h às 16h. Para mais informações, acesse: www.prosangue.sp.gov.br.

O Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) e o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), na Zona Leste da Capital, estarão fechados nesta sexta-feira e sábado, retomando atendimento habitual na segunda-feira (18).

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) não atenderão na sexta (15). Os ambulatórios Araçatuba, Franca, Caraguatatuba, Campinas, Bauru, Ourinhos, Taboão da Serra, Promissão e Presidente Prudente realizarão atendimento no sábado (16), as demais unidades voltam às atividades na segunda-feira.

Por fim, as unidades da Farmácia Dose Certa e as Farmácias de Medicamentos Especializados (FME), conhecidas popularmente como de “alto custo”, não possuem expediente na sexta-feira.

Pró-Sangue

A Pró-Sangue atenderá em horários diferenciados no próximo feriado. Atualmente, os sangues O-, O+, B- e B+ estão em situação de emergência, garantindo o abastecimento dos hospitais por menos de um dia. Já os tipos A+, A- e AB- estão em patamar crítico (para um dia).

A situação é preocupante, as reservas de sangue operam em condições de escassez e a Pró-Sangue está com dificuldade para reverter o cenário de criticidade. Pode haver risco de desabastecimento se o número de doadores não aumentar, comprometendo o tratamento de pacientes internados ou que dependem regularmente de transfusão.

Funcionamentos dos postos 

Posto Dante Pazzanese 

Dias 12, 13 e 14/04 – aberto, das 8 às 16h30

Dia 15/04 – fechado (Sexta-Feira da Paixão)

Dia 16/04 – aberto, das 8 às 16h00 (Sábado de Aleluia)

Posto Mandaqui 

Dias 12, 13 e 14/04 – aberto, das 8 às 16h30

Dia 15/04 – aberto, das 8 às 16h30 (Sexta-Feira da Paixão)

Dia 16/04 – aberto, das 8 às 16h00 (Sábado de Aleluia)

Dia 23/04 – aberto, das 8 às 16h00

Posto Osasco  

Dia 12, 13 e 14/04 – aberto, das 8 às 16h30

Dia 15/04 – fechado (Sexta-Feira da Paixão)

Dia 16/04 – aberto, das 8 às 16h00 (Sábado de Aleluia)

Posto Barueri 

Dia 12, 13/04 – aberto, das 8 às 16h00

Dia 14/04 – fechado (ponto facultativo em Barueri)

Dia 15/04 – fechado (Sexta-Feira da Paixão)

Posto Stella Maris 

Dias 12, 13 e 14/04 – aberto, das 8 às 16h00

Dia 15/04 – fechado (Sexta-Feira da Paixão)

Posto Carapicuíba 

Dia 12, 13 e 14/04 – aberto, confirmar horário no site

Dia 15/04 – fechado (Sexta-Feira da Paixão)

Agendamento pelo site: www.prosangue.sp.gov.br

Poupatempo

Para saber os horários de funcionamento das 113 unidades do Poupatempo, é só acessar o portal – www.poupatempo.sp.gov.br.

CPTM, Metrô e EMTU

No feriado de Páscoa, entre a Sexta-feira Santa (15) e o domingo (17), as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão alteração na circulação. A operação será monitorada e, se necessário, serão adicionados mais trens nas linhas e ônibus nas ruas.

CPTM – Na sexta-feira (15), todas as linhas da CPTM vão funcionar das 4h à meia noite, com intervalos médios programados para domingo. No sábado (16) e no Domingo de Páscoa (17), os intervalos médios serão os normais programados de sábado e domingo, respectivamente. Havendo necessidade, a companhia terá trens à disposição nos horários de pico.

EMTU – Na Sexta-feira Santa (15), todas as linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU seguirão a programação horária de domingo. Já nos dias 16 e 17/04, os serviços operam com tabela horária normal de sábado e domingo, respectivamente. Informações detalhadas sobre horários de partida e itinerários podem ser obtidas no site emtu.sp.gov.br ou no aplicativo da EMTU disponível para iOS e Android.

Metrô – As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata terão a operação, na Sexta-feira Santa (15), equivalente a de um domingo. Nos dias 16 e 17, a operação seguirá normalmente para sábado e domingo. Também haverá monitoramento ininterrupto da operação e as equipes estão preparadas para disponibilizar mais trens, de acordo com a demanda.

ViaQuatro e ViaMobilidade – Nas Linhas 4-Amarela e 5-Lilás, a oferta de trens será igual a de domingo na sexta-feira Santa (15). Nos dias 16 e 17/04, a operação seguirá normalmente para sábado e domingo. Com base no monitoramento feito pelas empresas concessionárias, haverá a inclusão de mais trens, de acordo com a demanda. A estação Vila Sônia, na Linha 4-Amarela, permanecerá fechada nos três dias (15, 16 e 17). Nas Linhas 8-Diamante  e 9-Esmeralda de trens metropolitanosentre os dias 15 e 17 (sexta a domingo), as linhas vão funcionar das 4h à meia noite.

Bilhetes – Desde o final de 2020, o bilhete para ingresso na CPTM e no Metrô é um QR Code. O passageiro pode adquirir o bilhete digital QR Code pelo celular, sem a necessidade de impressão. A compra pode ser feita pelo aplicativo TOP ou pelo WhatsApp usando o canal oficial do TOP. Basta adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações. 

Outra opção é comprar o bilhete digital impresso nas máquinas de autoatendimento (ATM) dentro das  estações com cartão de débito. Importante tomar cuidado ao armazenar os bilhetes que não serão usados na hora para não danificar o papel. 

Bikes – Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas convencionais e também elétricas de tamanho semelhante ao das convencionais no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e  ViaMobilidade. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Sabesp

A Central de Atendimento, telefone 0800-0550195, funcionará 24 horas tanto nesta Sexta-Feira Santa (15/4) quanto no sábado (16/4), assim como o telefone para emergências 195.

Na Agência Virtual (https://agenciavirtual.sabesp.com.br/home), onde é possível consultar informações sobre contas e acessar outros serviços, o atendimento é 24h, todos os dias da semana.

Já o atendimento online pelo chat não estará disponível na Sexta Feira Santa, e no sábado funcionará das 8h às 16h, pelo link: https://sabesp-chat.sabesp.com.br/#/. Na Sabesp Soluções Ambientais (0800 771 2482) e na Ouvidoria (0800 055 0565) não haverá expediente na sexta-feira (15) e no sábado (16).

Agências

Também não abrirão neste feriado de Páscoa as agências da Sabesp de atendimento ao cliente no: Poupatempo; Descomplica SP; agências Rede Fácil em Guarulhos; agências do litoral e interior de São Paulo; agências e quiosques da Região Metropolitana; agência Ganhatempo em Barueri; ou agência Resolve Fácil em Itapevi.

Defesa Civil do Estado

A Defesa Civil do Estado ficará à disposição por meio do Núcleo de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone 2193 8888 e e-mail: [email protected].

Bom Prato

Na sexta-feira, dia 15 de abril, estarão em funcionamento apenas os restaurantes do Bom Prato das unidades 25 de Março, Brás, Campos Elísios, Guaianases, Lapa e São Mateus. Essas unidades também abrem no sábado (16) e no domingo (17).

No sábado (16), além dos restaurantes mencionados, também funcionam as unidades de Bauru, Campinas, Carapicuíba, Franca, Rio Claro, Santos I, São José dos Campos e Taubaté. Todos os restaurantes funcionarão a partir da segunda-feira, dia 18.

Fazenda

Os postos da Fazenda estarão fechados na sexta-feira, dia 15, e voltam a funcionar normalmente na segunda (18).

JUCESP

A JUCESP terá o atendimento presencial suspenso no dia 15, e retoma normalmente na segunda-feira (18). Porém, seus serviços estarão disponíveis on-line no site: www.institucional.jucesp.sp.org.br.

PAT e Banco do Povo

As unidades do Banco do Povo e PAT irão fechar no feriado e também retomam atendimento na segunda-feira (18).

CDHU

No feriado não haverá expediente na CDHU.

Comentários via Facebook