Região do Parque Santa Fé recebe benfeitorias da Prefeitura de Hortolândia

Após emissão de 120 títulos de posse, Administração Municipal implanta novo viário na região

A região conhecida como “ocupação do Santa Fé” está sendo revitalizada pela Prefeitura de Hortolândia. Após a emissão e distribuição, em março deste ano, de 120 títulos de posse do terreno aos moradores cadastrados, a Administração Municipal investe em obras de infraestrutura no local. Uma delas consiste em regularizar a distribuição de energia elétrica por meio da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz). Outra diz respeito à abertura de um sistema viário que oferecerá nova rota de acesso a quem vem do Jardim Novo Cambuí em direção à região do São Sebastião e do Jardim Interlagos.

Este novo viário fica no trecho do Parque Socioambiental Lago da Fé, mais ao fundo do reservatório de contenção de enchentes. De acordo com o Departamento de Projetos e Orçamentação, além do viário com 970 metros de extensão, conectando o trecho com a ponte do São Sebastião, o sistema prevê ainda a implantação de pista de caminhada com 1.644 metros de extensão, ao longo de todo o sistema viário e ciclovia de 550 metros de extensão, integrada com a já existente no Lago da Fé. O trecho também ganhará iluminação em LED.

As obras avançam dia a dia, atingindo agora aproximadamente 50 por cento dos serviços executados, segundo a Secretaria de Obras. A nova via em construção, entre a Rua Vitória da Conquista à rua sem nome, conta com sistema de drenagem pluvial, meios-fios da calçada e sarjetas, sendo preparada para receber pavimentação. O trecho já avança para se conectar com a Rua da Confibra, até a ponte do Residencial São Sebastião. Ao lado dela foi construída, com concreto pigmentado de vermelho, mais uma parte dos 550 metros de ciclovia que serão implantados no local. Além disso, avança a terraplenagem no terreno próximo ao canal. 

O término da obra está previsto para junho deste ano. Segundo o Departamento de Obras, parte do viário será novo, feito agora, e parte será recapeada. As obras contemplam ainda o prolongamento da Rua da Confibra, no Jd. Santa Fé, até a rotatória da Avenida Joaquim Marcelino Leite, entre o São Sebastião e o  Jd. Interlagos.

Para Suzie Rosa, presidente da Associação de Moradores da Cerâmica Ceregatti, é grande a importância destas ações para a comunidade residente no Santa Fé. Representa acesso à cidadania. “É respeito, dignidade, direitos e também deveres de cidadão. Hoje, temos o direito a uma moradia digna, com direito à água, luz, saneamento básico, enfim, nos dá cidadania. Hoje somos reconhecidos cidadãos hortolandenses com direito a ter o nosso CEP e recebermos nossas correspondências. Temos também parceria com o Banco de Alimentos, através da Secretaria de Educação, e uma parceria com o Fundo Social de Hortolândia”, afirma a líder comunitária.

Comentários via Facebook