Prefeitura de Hortolândia retira 16 caminhões de lixo irregular em áreas verdes

Um total de 16 caminhões foram necessários para a Prefeitura de Hortolândia concluir a retirada de entulho e outros tipos de materiais descartados irregularmente em uma área verde localizada na rua Goiás, entre os bairros Jardim São Jorge e Jardim Primavera. Outra área, localizada no Jardim São Sebastião, também recebeu a limpeza. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, a ação foi realizada com maquinário próprio para a limpeza de terrenos e mobilizou diversas equipes.

“Foram vários dias de trabalho com a mobilização de diversas equipes para a limpeza destas áreas verdes. Outros trabalhos que beneficiassem a população poderiam estar acontecendo no momento desta limpeza. Foram retirados desde restos de construção civil a móveis descartados no meio da rua, por exemplo. Descartar irregularmente materiais é crime ambiental além de, nesta época do ano, contribuir para o surgimento de focos de queimadas e incêndios que causam diversos transtornos”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Descarte irregular causa multas ao infrator

A Prefeitura salienta que o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas é crime sujeito a multa. De acordo com o setor de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o valor da multa varia de 25 a 10.000 UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia, que neste ano é de R$ 4,0941), de acordo com a lei municipal Nº 873, de 2001 (Código de Posturas). Já o valor da multa para descarte irregular em terreno particular também varia de 25 a 10.000 UFMHs. 

Denuncie e contribua com a cidade

A população pode fazer denúncias sobre descarte irregular de resíduos na cidade por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store do celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo. Outra ação que a população deve adotar é fazer o descarte correto de resíduos e recicláveis nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis). Atualmente, Hortolândia tem 13 PEVs

Imagem e informações: Prefeitura de Hortolândia

Comentários via Facebook