Hortolândia ganhará nova Escola Municipal no Jd. Nossa Senhora de Fátima

Em breve, Hortolândia ganhará mais uma creche pública e gratuita, a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Carlos Vilela, localizada na Rua Sebastião Lázaro da Silva, 654, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. A nova unidade oferecerá, inicialmente, 51 novas vagas, em três salas: uma de Berçário II, uma de Minigrupo e uma de Maternal I. A previsão da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia é que a creche comece a funcionar já no segundo semestre letivo deste ano, atendendo as crianças da região do Jd. Rosolém que estavam em lista de espera. A meta é, nos próximos anos, ampliar o total de vagas lá disponíveis.

A criação da nova escola da Prefeitura, por meio da lei 4.013, foi publicada, nesta segunda-feira (18/07), na edição 1.595 do Diário Oficial Eletrônico do Município, disponível neste link. Com isso, a rede municipal de Educação passa a ter 60 unidades, sendo 16 delas exclusivamente creches e 31 escolas que atendem a Educação Infantil e também o Ensino Fundamental. 

O prédio público de dois andares, que funcionava como um CCE (Contro de Convivência Educacional) e estava aos cuidados da Secretaria de Cultura, passa atualmente por reforma para se transformar em creche. De acordo com o Setor de Manutenção Escolar, para que a unidade contasse com quatro salas, foram construídas mais duas, sendo uma delas para aulas e outra que será usada como espaço lúdico. Também foram implantados dois banheiros infantis com circuito de banho com escadinhas, lugares mais altos para as crianças tomarem banho com auxílio dos educadores. 

No pavimento térreo, onde há dois banheiros para funcionários, foi trocado todo o piso do pátio, da cozinha e da despensa, assim como o do primeiro andar. O espaço onde ficava o pátio original foi dividido para abrigar pátio e refeitório. O prédio ganhou ainda um abrigo GLP, uma salinha onde ficam os botijões de gás de cozinha, e lixeira, espaço onde é colocado o lixo pelo lado de dentro para ser recolhido pelo lado de fora. As equipes de manutenção trabalham ainda na construção do parquinho com tanque de areia, que, depois, receberá os brinquedos do playground. 

A creche terá duas entradas, sendo a da frente com grade e mureta, destinada a pais e alunos, e outra, na parte de trás, com estacionamento cimentado, onde os funcionários poderão deixar o carro e haverá movimentação de carga e descarga de suprimentos para a cozinha. A nova escola já está quase toda pintada.

“A escola de Educação Infantil é o espaço onde a multiciplicidade de experiências acontecem de forma lúdica e os direitos de aprendizagem são garantidos. Assim, inaugurar mais um espaço escolar representa o compromisso que temos em atender mais crianças e com a qualidade característica da nossa rede municipal”, ressalta a diretora do Departamento de Educação Infantil, Simone Locatelli.

Outras escolas passam por reforma e manutenção

Além desta, a Prefeitura de Hortolândia também realiza obras de reforma e manutenção em outras nove escolas da rede municipal de Ensino. A ação é possível graças à contratação, via licitação, de empresa específica, que atua no sentido de ampliar e agilizar os serviços prestados pelo Setor de Manutenção Escolar da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. 

As ações de reforma e manutenção beneficiam diretamente toda a comunidade escolar, inclusive os cerca de 26 mil estudantes da rede municipal, oferecendo em cada unidade um ambiente mais agradável e seguro para a realização das atividades pedagógicas e administrativas. Outras unidades escolares também serão atendidas, mediante agendamento junto aos gestores do Setor.

Confira o que acontece durante a reforma nas demais escolas:

    • Emef Ana José Bodini Januário – reforma na área do parquinho e troca do playground, troca de calhas e fiação elétrica da quadra

    • Emef Tarsila do Amaral – reforma geral na escola: piso, pintura, salas de aula, rampas, entorno da escola

    • Emei Profa. Rosimar Bertão Gomes – troca de janelas, reforma de paredes e telhado

    • Emef Caio Fernando Gomes Pereira – reforma geral: muros, parte elétrica, calhas

    • Emei José Natalino Fonseca – troca de pisos e nova pintura

    • Emef Profa Helena Futava Takahashi – troca de concreto do pátio

    • Emef Marleciene P. P. Bonfim – reforma geral: telhas danificadas, calhas, troca de piso da quadra

    • Emef Salvador Zacarias Pereira Júnior – reforma de paredes, troca de calhas e pintura

    • Emef Maria Célia Cabral – pintura da escola toda

Imagem e informações: Prefeitura de Hortolândia

Comentários via Facebook