Hortolândia é contemplada pela CPFL para receber sistema de energia fotovoltaica em unidades de saúde

UPA Nova Hortolândia e Hospital Municipal receberão paineis solares que vão proporcionar redução e economia dos custos de consumo de energia elétrica

Hortolândia dá mais um importante passo para se consolidar como cidade inteligente e sustentável. O município é um dos contemplados pela CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) para receber usinas de energia fotovoltaica em duas unidades de saúde. A instalação das placas é viabilizada por meio do programa “CPFL nos hospitais”. Assim que forem colocadas, as usinas proporcionarão redução de gastos e economia dos custos de consumo de energia elétrica para o município. 

Nesta semana, a concessionária iniciou a instalação das placas na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Nova Hortolândia (foto). A outra unidade que receberá o sistema será o Hospital Municipal Mario Covas. As placas fotovoltaicas serão colocadas nos telhados das duas unidades. De acordo com a Secretaria de Saúde, os custos de aquisição e de instalação dos equipamentos são da CPFL. 

De acordo com o engenheiro eletricista da Prefeitura, Jorge Castro, a energia fotovoltaica é obtida pela conversão da luz solar em eletricidade, utilizando uma tecnologia baseada no efeito fotoelétrico. “É um tipo de energia renovável, inesgotável e não poluente. A utilização da energia fotovoltaica eleva o patamar da cidade para os níveis ecológico, ambiental e de sustentabilidade. As usinas vão reduzir os custos de consumo de energia elétrica nas unidades de saúde onde estão sendo instaladas, requerendo manutenção mínima”, destaca Castro. 

De acordo com a estimativa calculada pelo engenheiro, a utilização dos painéis fotovoltaicos vai proporcionar redução de cerca de 30% no gasto com energia da UPA Nova Hortolândia. O engenheiro ainda salienta que, terminada a instalação, os equipamentos deverão passar por testes, liberação e aprovação da CPFL. 

O programa “CPFL nos hospitais” foi criado pela concessionária, em 2019. O programa é voltado a projetos de eficiência energética que ajudem hospitais públicos e filantrópicos de cidades nas áreas de concessão da CPFL. De acordo com a concessionária, o programa já beneficiou 325 instituições de saúde de São Paulo e do Rio Grande do Sul. 

Novo Paço Municipal 

Outra ação importante realizada pela Prefeitura para consolidar Hortolândia como município inteligente e sustentável é a obra de construção do novo Paço Municipal, na região do Jardim Novo Ângulo. A nova sede da Administração Municipal também terá uma usina de energia fotovoltaica.

Comentários via Facebook