Hortolândia ganha semáforos inteligentes em dois movimentados cruzamentos

Tecnologia permite o controle automático do fluxo de veículos, por câmera, nos dois lados da via

Aliar segurança viária à modernização para salvar vidas no trânsito. Este é o objetivo da Prefeitura de Hortolândia. Agora, a cidade conta com semáforos inteligentes, com câmeras, em dois pontos de grande circulação de veículos: o cruzamento entre as avenidas Thereza Ana Cecon Breda com São Francisco de Assis, na Vila Real, e Santana com rua Pastor Hugo Gegembauer, próximo ao UNASP (Centro Universitário Adventista de São Paulo), no Parque Ortolândia.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, os novos equipamentos entram em funcionamento nesta semana e são capazes de controlar automaticamente o fluxo de veículos da via, criando mais tempo na fase verde no lado onde há maior número de automóveis transitando. Os dispositivos também contribuem com a segurança viária para a travessia de pedestres.

“Estes trechos são movimentados e a ajuda da tecnologia para contribuir com o controle do tráfego nestas áreas é importante. Também pedimos a colaboração de motoristas para circular dentro do limite de velocidade permitido nas vias e dos pedestres para utilizarem as faixas para travessia. A colaboração de todos ajuda a salvar vidas no trânsito”, ressalta o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Para salvar vidas no trânsito, são desenvolvidas ações, que vão desde atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de semáforos e radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro de 2019. Além disso, a cidade recebe, periodicamente, um mutirão de Tapa-Buraco em todas as regiões. Outra medida importante é a instalação dos painéis eletrônicos informativos nos portais de entrada e saída da cidade e investimentos na malha cicloviária.

Comentários via Facebook