Hortolândia realiza 3º passeio “Vem de Bike” neste domingo (25/09)

Ciclistas sairão de cinco pontos da cidade e se encontrarão no Lago da Fé

“Bora” deixar o carro em casa e andar de bicicleta? Pegue sua “magrela” e participe do 3º passeio “Vem de Bike” da Prefeitura de Hortolândia, neste domingo (25/09), às 8h. Neste ano, o evento vem com formato diferente. Os ciclistas sairão de cinco pontos da cidade e se encontrarão no Parque Socioambiental Lago da Fé. O passeio ciclístico marca a Semana Nacional do Trânsito e o Dia Mundial Sem Carro. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, ainda é possível fazer inscrição para o passeio por meio deste LINK.

Os pontos de partida serão na lagoa do Jardim Amanda, na Praça do Roxo (entre Jardim Nova Nova Hortolândia e Jardim Nossa Senhora Auxiliadora), Parque Socioambiental Jardim Novo Ângulo, Praça A Poderosa, no Jardim Rosolém, e OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola), no Jardim Santa Clara do Lago. 

A partir desses pontos, os ciclistas sairão em comboio, utilizando ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas da cidade, até chegar ao Parque Socioambiental Lago da Fé. No local, haverá atividades físicas de zumba, alongamento e ginástica funcional. E para estimular as pessoas a cuidarem da saúde, haverá ainda o sorteio de bicicletas.

“O passeio ciclístico segue a tendência de outras ações, de diversos países, com o objetivo de contribuir com o meio ambiente e a saúde das pessoas, além de promover a conscientização por um trânsito mais seguro e ecologicamente correto, com menos uso de veículos particulares e incentivo a caronas”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

Última edição do passeio reuniu dezenas de ciclistas

Neste ano, durante a campanha “Maio Amarelo” de conscientização por um trânsito mais seguro,  a segunda edição do “Vem de Bike” reuniu cerca de 250 ciclistas. Na ocasião, o passeio partiu do Parque Socioambiental Chico Mendes, na região Central da cidade. Os ciclistas passaram pelas principais avenidas da cidade até a chegada ao OAPE.

“A ação em conjunto entre as secretarias é importante para incentivar a prática esportiva. Contamos com a participação da população. Praticar esporte contribui com a integração social e a saúde além da oportunidade em conhecer pessoas e fazer amigos. Esperamos um grande evento com envolvimento da comunidade esportiva”, explica o secretário de Esporte, Gleguer Zorzin.

Hortolândia continua ampliação da malha cicloviária

Atualmente, Hortolândia possui mais de 30 quilômetros de ciclovias e a meta da Prefeitura é atingir os 100 quilômetros, colocando a cidade como referência na região em relação a malha cicloviária. 

Além dos 8,5 km existentes até 2017, desde então, já foram implantados quase 19 quilômetros de ciclovias na cidade, graças à construção de novas avenidas, modernas e planejadas. Também foram criados mais de 4 quilômetros de ciclovia interligadas entre as avenidas Anhanguera, Thereza Ana Cecon Breda e São Francisco de Assis. 

Além de outras avenidas que já possuíam ciclovias ou ciclofaixas, a Administração Municipal também realizou a sinalização de 500 metros de ciclofaixa ao redor da Praça A Poderosa, no Jardim Rosolém e na Praça do Roxo, um dos pontos de partida da 3ª edição do passeio “Vem de Bike”.

Comentários via Facebook