Por que Lula não venceu na cidade mais petista do Estado de São Paulo?

Hortolândia é uma cidade com mais de 220 mil habitantes e administrada pelo PT por mais de 8 anos. O ex prefeito da cidade, Ângelo Perugini administrou a cidade filiado ao PT por dois mandatos e depois o sucessor Antônio Meira por mais quatro anos. Mesmo com a saída do PT os administradores do município sempre tiveram ligação com partidos da esquerda. 

O resultado do trabalho dos gestores foi uma cidade próspera e uma das mais que cresce no Brasil. Hortolândia deixou de ser cidade dormitório no final da década de 90 para ser um polo tecnológico com grandes empresas como a DELL Computadores, IBM e uma das maiores farmacêuticas do mundo EMS. Em questão de infraestrutura há obras em toda a cidade há anos, 97% do esgoto da cidade é recolhido e tratado, o que nenhuma cidade da região tem. Todas as lâmpadas do município são em LED o que garante mais economia e mais claridade. 

Na área da saúde o Hospital Municipal foi totalmente reformado e atende moradores da cidade e 30% dos pacientes são de outros municípios. Ou seja, o PT fez história na cidade, mas por quais razões nessa eleição, Bolsonaro ganhou do Lula?

Hortolândia recebeu pelo menos 20 mil novos moradores nos últimos anos e boa parte desses procuram a cidade pela qualidade de vida que não tinham nas grandes metrópoles. A onda verde amarela baseado no padrão familiar e o envolvimento com a comunidade cristã faz o nome Bolsonaro se tornar cada vez mais popular. Mesmo com tom agressivo e falas desrespeitosas contra instituições e descrença à ciência quando o assunto foi vacina na pandemia, Bolsonaro despontou-se no cenário nacional em cidades petistas como Hortolândia e ganhou mais popularidade. 

Matematicamente falando, Bolsonaro não será eleito no segundo turno ao considerarmos que parte dos eleitores de Simone Tebet e Ciro podem migrar para Lula, porém nas próximas semanas tudo pode acontecer. O melhor de tudo é que atual gestão da cidade já provou que independente de quem vai administrar o Brasil nos próximos anos, Hortolândia vai continuar crescendo e gerando mais empregos até tornar-se a melhor cidade para viver entre todas da Região de Campinas-SP. 

 

Comentários via Facebook