Temporal desta quinta-feira pode ter sido o segundo maior da história da cidade

A forte tempestade que atingiu Campinas nesta quinta-feira, totalizando 125mm de acordo com dados do Cemaden, o Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, pode ter sido a segunda maior da história da cidade.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

Em entrevista, a meteorologista e pesquisadora do Cepagri da Unicamp, Ana Ávila, lembrou que a maior tempestade registrada na cidade foi em 17 de fevereiro de 2003, quando caíram 140mm em apenas um dia, causando a morte de quatro pessoas no dia, e de um bombeiro que se afogou e não resistiu após ficar dois dias internado ao tentar resgatar uma pessoa na Avenida Princesa d’Oeste.

Ana Ávila explicou que há uma série de fenômenos meteorológicos atuando ao mesmo tempo no país, como um aumento de umidade, o calor aqui da região e um corredor de nuvens que vem da Amazônia. Aí, quando há o choque dessas nuvens, que são mais frias, com o calor que faz aqui no solo, a chuva vem de forma intensa.

Segundo a Defesa Civil, choveu 99 milímetros em uma hora aqui na cidade. É um dos maiores índices em tão pouco tempo registrados na história do município. 

A pesquisadora explica o que isso significa na prática.

Comentários via Facebook