Readequação do fluxo de trânsito é realizada pela Prefeitura em cruzamento no Jd. Amanda

A segurança viária segue como prioridade em vias de todas as regiões da cidade. Um dos bairros com mais ações da Prefeitura de Hortolândia é o Jardim Amanda, onde, nesta quarta-feira (22/02), as equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana continuaram com serviços para concluir a readequação de sentido no tráfego entre a rua Rui Barbosa e a avenida Princesa Isabel. O local recebeu a instalação de conjuntos semafórico, inclusive para pedestre com botoeira, dispositivo que facilita a travessia no cruzamento. Também foi realizada sinalização de solo e instalação de placas indicativas. 

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

“Neste local, para evitar acidentes, devido ao grande movimento de veículos, foi invertido a referência de parada obrigatória, transferindo esta parada da rua Rui Barbosa para a avenida Princesa Isabel. Com a instalação do semáforo, essas ações já contribuem para evitar acidentes, Além disso, durante uma semana, um agente da Mobilidade Urbana estará no local realizando a orientação para pedestres e motoristas. Pedimos a colaboração de todos e a atenção na adequação feita na região”,  explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Semáforos inteligentes nas principais avenidas

Pequenas câmeras instaladas em alguns conjuntos semafóricos também são parte das ações da Prefeitura para tornar o trânsito mais seguro e inteligente. Os dispositivos chamam a atenção de pedestres e motoristas e são componentes da “muralha digital” que cerca a cidade com o objetivo de evitar acidentes e delitos.  Estes semáforos inteligentes são capazes de controlar automaticamente o fluxo de veículos da via, criando mais tempo na fase verde no lado onde há maior número de automóveis transitando. 

As câmeras estão instaladas nos cruzamentos entre as avenidas Thereza Ana Cecon Breda com São Francisco de Assis, na Vila Real, e Santana com rua Pastor Hugo Gegembauer, próximo ao UNASP (Centro Universitário Adventista de São Paulo), no Parque Ortolândia e na Olívio Franceschini. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a longo prazo, o objetivo é implementar a tecnologia em pontos de todas as regiões da cidade interligando estas câmeras à nova Central de Monitoramento, uma das mais modernas do Brasil, inaugurada no ano passado. 

Imagem e informações: Prefeitura de Hortolândia

Comentários via Facebook