Jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2019 precisam realizar o alistamento militar até o dia 30 junho. O procedimento pode ser realizado pela internet, no site do Exército Brasileiro (www.alistamento.eb.mil.br) ou pessoalmente, na 178º Junta Militar da cidade, órgão da Secretaria de Segurança, localizada na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco, no interior do HORTOFÁCIL. Neste ano, cerca de 2.300 mil jovens de Hortolândia terão de realizar o alistamento militar, de acordo com a secretária da Junta Militar de Hortolândia, Claudia Rosa Ferreira. A cerimônia de Juramento à Bandeira será em julho, momento em que o jovem recebe o Certificado de Dispensa da Incorporação Militar (CDI). O documento garante o cidadão o direito de obter carteira de trabalho e prestar vestibular.
Ao se alistar-se, é entregue ao candidato o Certificado de Alistamento Militar para comprovar sua participação no processo de alistamento, caso precise apresentar o documento durante uma entrevista de trabalho, por exemplo. Os jovens nascidos em Hortolândia são dispensados dos serviços militares em decorrência da cidade não possuir um quartel general.
Tanto no caso de alistamento online quanto presencial, o jovem deve informar dados pessoais, como RG, CPF, Certidão de Nascimento e apresentar o documento digitalizado de declaração escolar ou histórico escolar. Após o preenchimento dos dados no site, os jovens devem aguardar um comunicado por e-mail ou SMS da Junta Militar, com a informação sobre a data da cerimônia de Juramento à Bandeira.
O alistamento militar é obrigatório e está previsto na Constituição Federal. O cidadão do sexo masculino que não passar pelo processo de alistamento militar fica proibido de assumir concurso público, se matricular em qualquer instituição de ensino superior e retirar o passaporte. Caso não seja efetuado o alistamento militar dentro do prazo, será aplicada uma multa de R$ 4,27. O boleto deve ser retirado na Junta Militar e pago no Banco do Brasil. O valor será duplicado em caso de reincidência.
Fonte: Prefeitura Municipal De Hortolândia
Direto Da Redação
TV Hortolândia