A partir da semana que vem, estará disponível no Brasil uma nova vacina contra a dengue chamada Qdenga (TAK-003), desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma. Esta vacina é a primeira a ser liberada no país para pessoas que nunca tiveram a infecção pelo vírus da doença.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
Em Americana, as clínicas de vacinação particulares estimam que o imunizante estará disponível entre o final deste mês e o início de julho. A médica infectologista Ártemis Kílaris, que trabalha no Hospital Unimed e é proprietária da Clínica Vacinar, afirma ter reservado doses da vacina junto ao laboratório e espera que cheguem na próxima semana.
Quanto ao preço, a médica menciona que ainda não possui a informação exata, mas estima que cada dose custará cerca de R$ 400. A vacina é recomendada para pessoas com idades entre 4 e 60 anos e é administrada em um esquema de duas doses, com um intervalo de três meses entre as aplicações.
Andrea Calil Jorge, gestora do setor de vacinas do Cincor (Centro Integrado do Coração), afirma que a partir da próxima segunda-feira as clínicas poderão solicitar a vacina, que deverá estar disponível na semana seguinte.
Inicialmente, a Qdenga será aplicada exclusivamente na rede privada. A inclusão no SUS (Sistema Único de Saúde) ainda não possui uma previsão, mas o Ministério da Saúde considera essa questão como prioritária.
Até o momento, a única vacina contra a dengue disponível no Brasil era a Dengvaxia, fabricada pelo laboratório francês Sanofi Pasteur. Essa vacina é recomendada somente para pessoas que já foram infectadas pelo vírus da dengue, visando proteger contra uma possível segunda infecção, que pode se manifestar de forma mais agressiva e levar à morte.
Direto da Redação
Henrique Amaral – TV HORTOLÂNDIA
Emissora Rede Brasil de Televisão
Imagem: Divulgação