Asfalto cede e abre cratera durante chuvas no Jardim São Bento em Hortolândia

Durante as fortes chuvas que atingiram a cidade de Hortolândia na última terça-feira (14), a região da lagoa do Jardim São Bento ficou completamente alagada, impedindo que carros e pedestres conseguissem passar.

Na ocasião, um caminhão que tentou cruzar a região alagada acabou estragando e deixando a via bloqueada – além disso, o motorista precisou assumir o prejuízo causado pela água. 

Além disso, devido à forte força da água que escoava para a rede de esgoto em grande volume, o asfalto cedeu e uma cratera se abriu na beirada da via. Apesar do incidente, ninguém se feriu.

MORTE NA LAGOA

No passado, durante as fortes chuvas que atingiram a região na tarde do dia 27 de outubro de 2021, um motoboy foi arrastado pela enxurrada próximo à uma represa no bairro São Bento. O rapaz tentava atravessar o local para realizar uma entrega quando a motocicleta parou de funcionar e o homem foi arrastado pela chuva.

De acordo com moradores da região, é comum que as ruas próximas ao lago fiquem cheias de água durante chuvas mais fortes, aumentando o risco de acidentes.

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros prestaram assistência para localizar o homem, que foi arrastado pela força da água e ficou preso a galhos submersos. O homem foi localizado algum tempo depois em estado gravíssimo e encaminhado ao Hospital Mário Covas, onde não resistiu e acabou falecendo.

PROBLEMA DE LONGA DATA

Segundo residentes, o prefeito Zezé Gomes (PL) esteve no local algumas vezes e informou que seria necessário o empréstimo de uma máquina para realizar a drenagem adequada da lagoa. Os moradores também demandam mais segurança, saúde e educação para a região, já que diversos serviços como a Escola Paulo Camilo de Camargo, a UBS (Unidade Básica de Saúde) São Bento e diversas farmácias ficam inacessíveis quando a lagoa transborda.

Maria do Carmo, moradora do bairro, relatou momentos de pânico que passou na última chuva forte que atingiu a região. 

“A lagoa do meu bairro mas uma vez transbordou. Foi horrível. Mulheres chegando do trabalho e crianças em casa. Os ônibus não conseguiam atravessa”. Afirmou.

MEDIDAS PALIATIVAS

De acordo com moradores, após a morte do entregador, a Prefeitura realizou a instalação de grades de proteção para evitar incidentes mais graves – prática que de fato trouxe uma maior segurança aos transeuntes. Entretanto, com a enxurrada em dias de chuva forte, o lixo jogado por moradores em terrenos próximos acumula na região.

Para tentar evitar as enchentes, foi construída uma galeria para armazenar a água da chuva, porém, a obra não suporta chuvas de maior intensidade. Vale ressaltar que o problema persiste desde a gestão de Jair Padovani, que deixou o pleito em 2004.

Direto da Redação
Henrique Amaral – TV HORTOLÂNDIA
Emissora Rede Brasil de Televisão
Imagem: Reprodução/Redes Sociais

 

Compartilhe com um amigo: