Obra de travessia do afluente permitirá a duplicação do viário da Av. Santana, na Região Central
Após a colocação das aduelas, começou, nesta semana, a construção de muros alas na obra de travessia do Ribeirão Jacuba, na Região Central. Estes muros são os que fazem a ligação entre as aduelas e o canal existente. De acordo com a Secretaria de Obras, no local, a empresa contratada pela Prefeitura, o consórcio Viário JE, realiza, ainda, o serviço de reaterro. O grupo é formado pelas empresas Jofege Pavimentação e Construção Ltda e Construtora Etama Ltda. A área onde acontecem as intervenções no afluente do córrego Santa Clara fica próxima à antiga agência do banco Bradesco e à rotatória de acesso ao Centro de Memória.
A colocação das 34 aduelas de concreto armado, iniciada no dia 11, foi finalizada no último dia 17 deste mês. Cada uma delas tem 4,50 metros de altura e 9,20 metros de largura. Todas estas intervenções fazem parte da duplicação do viário da Avenida Santana.
A estrutura em construção permitirá ao viário a ser duplicado se conectar ao viaduto que, no futuro, a empresa Rumo construirá sobre a via férrea, ligando as avenidas São Francisco de Assis, na Vila Real, e Santana, no Jardim Amanda. A Ordem de Serviço para a obra de travessia do afluente foi dada em junho deste ano.
Segundo o Departamento de Projetos e Orçamentação da Secretaria de Obras, o projeto prevê que a estrutura de travessia terá 34 metros de largura por 9,20 metros de comprimento. Serão estruturas de concreto pré-fabricadas, o que permitirá a transposição do córrego e a construção de viário com duas pistas, ciclovia e pista de caminhada.