Um artigo da American Academy of Pediatrics (Academia Americana de Pediatria) indicou que crianças menores de 2 anos de idade não devem utilizar máscaras. O uso delas pode significar perigo, pois os bebês tem vias aéreas menores, o que pode causar dificuldades na respiração.
Além disso, o item pode causar sufocamento dos pequenos. Segundo a AAP, a melhor maneira de evitar o coronavírus nas crianças ainda é evitar sair de casa e manter o distanciamento físico.
Ainda segundo o artigo, as máscaras devem ser utilizadas pelas crianças maiores de 2 anos em lugares em que não há a possibilidade de ficar 2 metros longe dos outros, como em farmácias, supermercado ou para atendimento médico. Já em casa e em locais abertos, em que se mantenha a distância de 1 metro dos demais, não é necessário usar a máscara.
No caso de crianças com necessidades especiais de saúde, consideradas de alto risco ou severamente imunocomprometidas, estas devem usar máscara N95 para proteção, os familiares também devem utilizar máscara cirúrgica padrão caso estejam doentes.
Ainda segundo o texto, crianças com deficiências cognitivas ou respiratórias graves podem ter dificuldade em tolerar a máscara, para essas crianças, podem ser necessárias precauções especiais.
Para acessar o artigo, escrito em inglês, utilize este LINK.