Nesta quarta-feira (12), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a população da Região Sul do Brasil sobre a chegada de um ciclone extratropical. Esse fenômeno é resultado de uma área de baixa pressão continental localizada entre o norte da Argentina e o Paraguai.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
Segundo o Inmet, ao longo do dia, esse sistema se formará sobre o continente, intensificando os ventos em grande parte da Região Sul. São esperadas rajadas de vento que podem ultrapassar os 80 quilômetros por hora (km/h). Nas áreas litorâneas do Rio Grande do Sul, as rajadas podem ser ainda mais intensas, chegando a superar os 110 km/h em alguns locais.
Além dos fortes ventos, o Inmet prevê acumulados diários de chuva de até 100 milímetros em algumas áreas do estado. O instituto também informa que os ventos devem diminuir de intensidade a partir de quinta-feira (13), à medida que o ciclone extratropical se desloca em direção ao Oceano Atlântico e perde força.
Esse ciclone extratropical estará associado a uma frente fria que avançará pelo país, resultando em queda de temperatura não apenas na Região Sul, mas também em partes do Sudeste e Centro-Oeste. Essa influência climática poderá alcançar até mesmo o sul da região amazônica.
Direto da Redação
Henrique Amaral – TV HORTOLÂNDIA
Emissora Rede Brasil de Televisão
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil