Em meio à crise econômica que reduz a oferta de empregos em diversas áreas, a Prefeitura de Hortolândia investe em qualificação para destacar os trabalhadores da cidade. A iniciativa mostra a preocupação da Administração Municipal em auxiliar na formação das pessoas para a busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, cada dia mais exigente. Nesta terça-feira (16/04), começou a qualificação para a terceira turma do curso “Educação para o Trabalho” do Programa Emprega Jovem. A formação é voltada a jovens de Hortolândia, com idade entre 14 e 18 anos, de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social. Há mais cursos, todos sem custo, realizados no HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco.
O curso “Educação para o Trabalho” tem a duração de aproximadamente sete meses. “O objetivo é oferecer oportunidades para que o jovem se prepare para disputar vagas de emprego geradas no município, em condição de igualdade com os candidatos de outras cidades”, esclarece o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Régis Athanázio Bueno.
Para os aprendizes, a formação é gratuita, porém a Prefeitura investe R$ 57.000,000 na contratação do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) para pagamento de professores e materiais didáticos.
Os cursos de qualificação para ampliar a competitividade dos trabalhadores da cidade e as ações para geração de emprego e rendam integram o PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), iniciativa que promove o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. Por meio do programa, a Prefeitura quer melhorar a prestação dos serviços públicos municipais em todas as áreas, em especial na saúde, educação, segurança, mobilidade urbana e geração de emprego. Mais de 100 obras e serviços serão realizados por meio do PIC.
Fonte: Prefeitura Municipal De Hortolândia