Uma das cidades que mais cresceu economicamente no país nos últimos anos já foi uma das quatro cidades mais violentas do Estado de São Paulo. Com a chegada do Complexo Penitenciário no final da década de 80 quando Hortolândia pertencia a Sumaré, a região recebeu além dos 5 mil presidiários, muitos de seus familiares.
Em 2002, outros prédios foram erguidos e o Complexo passou a ter capacidade maior e por receber muitos presidiários do Carandiru, passou a ser apelidado por Carandiru-Caipira.
Os índices de violência da cidade naquela época eram altíssimos. Número de assaltos, furtos e homicídios passou a ser um dos mais assustadores comparado a outras cidades maiores do Estado.
Os primeiros registros de administração pública em Hortolândia quando aconteceu a emancipação do município apontam que a segurança tinha sido esquecida pelos primeiros prefeitos. Prefeitura naquela época alugava desde grandes prédios até ítens básicos. Pagava-se mais de R$12.000,00 por anos pelo uso de cada computador.
O Governo do Estado de São Paulo em conjunto com a administração municipal uniram forças para projetos de combate a violência no município de forma mais intensa o que resultou em queda considerável nos índices de assalto, furtos e homicídios.
A Guarda Municipal na década de 90 foi formada e um prédio sede na Avenida Emancipação foi construído para servir os mais de 110 Guardas que atendem o município atualmente com novas viaturas equipadas.
A Polícia Militar começou a atuar em pontos estratégicos para combater o tráfego de drogas e nas Escolas, o Programa PROERD trabalhou de maneira educativa em escolas públicas e particulares.
Claro que é visível que há muito o que ser feito no município, mas ao fazermos a comparação da realidade de mais de 10 anos aos tempos atuais, percebe-se que houve um crescimento grande na qualidade da segurança no município.
Novas ações como como a Operação Cavalo de Aço e Operação Pancadão tem sido usadas como forma de diminuir ainda mais a violência e o tráfego de drogas na cidade e torna-la ainda mais segura.
Direto da Redação
TV HORTOLÂNDIA