Foto: Reprodução/Google Street View
A Congregação Cristã no Brasil (CCB) divulgou na última quinta-feira (24 de setembro) que vai retomar os cultos presenciais em todos os estados do Brasil a partir do dia 13 de outubro. As celebrações presenciais estavam suspensas desde o dia 15 de março.
Em circular assinada pelo “Conselho dos Anciães Mais Antigos do Brasil”, foram estabelecidos critérios, visando evitar a contaminação pela Covid-19, conforme a seguir:
– A realização dos cultos poderá ser em todas as cidades do país, observado o cumprimento de determinações legais impostas pelas autoridades, desde que autorizados.
– A Administração a qual pertence a cidade deverá procurar as autoridades competentes para receber orientações, esclarecimentos e providenciar nossa comunicação da retomada dos cultos e cuidados com que o fazemos.
– A capacidade de presenciais permitida no recinto deverá ser observada quando da realização dos cultos. Essa capacidade baseia-se em percentual do número total de frequentadores autorizados.
– Deveremos cumprir as regras que determinam segurança, tais como, distanciamento social, respeito dos limites de idade dos frequentadores e evitar aglomerações. A desocupação do recinto do culto pela irmandade deverá ser imediatamente após o término do mesmo e não deverá haver saudações, tanto antes como após o culto, quer com toques de mãos, abraços e ósculo santo.
– A partir de 11 de outubro, domingo, os cultos online serão somente aos domingos, às 14 horas, unicamente a partir do Brás – Capital – São Paulo.
– A partir de 13 de outubro, os cultos poderão ser realizados presencialmente, em todas as casas de oração, sempre nos mesmos dias, em todo o país. Deverão ser realizados até três cultos por semana, obedecidos os dias de terças feiras, quintas feiras e sábados, preferencialmente as 20 horas. Casas de oração que constam no Relatório com menor número de cultos na semana, devem considerar a manutenção da mesma quantidade, porém ajustando para os dias acima indicados. Se a casa de oração tem um culto por semana, este deverá ser num dos dias acima definido.
– Reuniões de Jovens e Menores continuarão sendo realizadas no sistema online, a partir do Brás – Capital – São Paulo, sempre aos domingos, às 10.00 horas.
Deverão ser observados e cumpridos os seguintes cuidados:
– Manter tapetes ou capachos higienizantes em todas as portas de entrada do salão de culto, com solução apropriada.
– Manter termômetro digital para medição de temperatura, a distância de todos os frequentadores, antes de adentrarem ao salão.
– Aplicar álcool em gel nas mãos de todos os frequentadores, nas portas do salão.
– Somente poderão adentrar ao recinto se portarem máscara facial cobrindo nariz e boca, e estas não podem ser retiradas em qualquer hipótese, inclusive durante o cantar e tocar dos hinos.
– Os cultos devem ser realizados em tempo mínimo, reduzindo-se a sua ordem, sem liberdade para os testemunhos. Serão cantados e tocados três hinos, feita a oração e a Palavra; oração de agradecimento e hino de encerramento. A duração será de, no máximo, 60 minutos.
– Ainda que autorizado a realização dos cultos presenciais, continuamos em regime de exceção. Portanto, rogamos a irmandade que frequentem somente os cultos da comum congregação a qual pertencem
– Só podem ser tocados os instrumentos que não são de sopro (devido exigência do uso de máscara).
– Recomendamos a irmandade, na medida do possível, não usar os sanitários, pois esses dependem de higienização específica e mais intensa.
– A utilização do ar condicionado nas casas de oração está sujeita à legislação pertinente pois recomenda-se que haja renovação do ar a ser condicionado, bem como higienização constante dos filtros do equipamento.
– Quaisquer outros serviços permanecem suspensos, exceto batismos que, quando necessários serão realizados, a critério do ministério local.