A empresa Rumo, encarregada da rede ferroviária de São Paulo, está programada para iniciar a construção de um viaduto na Avenida João Argenton, localizada na região central de Sumaré ainda neste mês de outubro. O projeto estima que a conclusão da estrutura levará cerca de 10 meses, com possíveis ajustes dependendo das condições climáticas.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
O anúncio do início da construção foi feito pelo prefeito Luiz Dalben, do partido Cidadania, na semana passada, com a mediação do deputado estadual Dirceu Dalben.
Segundo a Rumo, a obra tem o propósito de eliminar os riscos de colisões e atropelamentos na área. O viaduto será composto por uma extensão de 120 metros e uma largura de 9,10 metros, com uma altura de 6,75 metros. Isso permitirá a passagem segura de todos os tipos de composições, incluindo trens double-stack, que transportam contêineres em dois níveis.
Além disso, durante o período de construção, a área do cruzamento da Avenida João Argenton será fechada para o tráfego de veículos e pedestres. A gestão do fluxo de trânsito e a sinalização da área serão supervisionadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Rural, responsável por orientar motoristas e pedestres.
De acordo com Rodrigo Verardino De Stéfani, executivo de Relações Institucionais e Governamentais da Rumo, a obra é uma das obrigações estipuladas durante a renovação antecipada do contrato de concessão da Malha Paulista, acordada em maio de 2020 entre a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e a Rumo.
Direto da Redação
Henrique Amaral – TV HORTOLÂNDIA
Emissora Rede Brasil de Televisão
Imagem: Divulgação/Prefeitura de Sumaré