Foto: Douglas Augusto/TV Hortolândia
Dados da Prefeitura de Hortolândia mostram que 25 multas foram aplicadas na cidade por não uso de máscara desde o dia 7 de maio, quando o uso do item se tornou obrigatório em locais públicos para contar a proliferação da Covid-19.
Conforme decisão do Governo do Estadual, são os municípios que devem aplicar as sanções para os infratores.
A multa na cidade é o equivalente a 20 Ufespes (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), o que totaliza cerca de R$ 552,20. Até a última sexta-feira (28 de agosto), nenhum dos 25 autuados apresentou recurso.
Perturbação do sossego e aglomeração de pessoas
Segundo a Secretaria de Segurança, desde janeiro a cidade registrou 2.303 ocorrências ligadas à perturbação do sossego e/ou aglomeração de pessoas, que foram atendidas pela Guarda Municipal. Nestes casos, a multa aos responsáveis pela festa clandestina pode chegar a R$ 5 mil e o local da confraternização é lacrado.
Como denunciar
O munícipe que flagrar estas situações pode denunciar os infratores. Eles podem ser levados à delegacia. Denúncias que caracterizem aglomeração de pessoas ou perturbação de sossego podem ser feitas à corporação, a qualquer hora do dia ou da noite, pelo telefone 153 ou 0800-111-580.