Ícone do site TV Hortolândia

Depois do sarampo caxumba volta assustar



Assim como sarampo , a caxumba volta a assustar em várias regiões do país, devido à baixa vacinação.
A doença ficou muito tempo desaparecida, mas com a queda da vacinação de crianças com a tríplice viral, vem aumentando consideravelmente o numero de casos.

Quase ninguém mais ouvia mais falar em caxumba.
Segundo o Ministério da Saúde,  a doença voltou a assustar os brasileiros por causa da imunização que tem atingido níveis abaixo do índice recomendado, que é de 95%.
Nos estados como Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Bahia, Piauí e São Paulo, o percentual de crianças vacinadas não chega a 75%. A vacina contra a caxumba é chamada tríplice viral, a mesma que protege contra sarampo e rubéola.

A caxumba não é uma doença de notificação compulsória, isso significa que os municípios não precisam informar as autoridades estaduais e federal sobre os casos registrados.
Mas, no estado de São Paulo, já foi possível identificar a seguinte situação: os grupos com maior incidência dessa doença são formados por adolescentes e jovens. Pessoas que, na maioria das vezes, não atualizaram a carteirinha de vacinação.
A caxumba é uma doença que atinge as glândulas salivares. Os principais sintomas são: febre, dor na face e aumento do volume dessas glândulas na região da mandíbula. Ela também pode provocar dor no corpo e na cabeça.

Direto da Redação

Ivan Araujo

TV Hortolândia







Compartilhe com um amigo:
Sair da versão mobile