“Desafios da saúde serão vencidos com união de todos”, afirma prefeito

“Ninguém faz saúde sozinho. Saúde é resultado de diálogo, força, compreensão. Precisamos ter unidades de saúde de qualidade, mas também de servidores capacitados e usuários envolvidos. Sem o servidor, a estrutura da unidade de saúde não vale nada. Nós também entendemos a importância do usuário, pois, se nós temos o SUS (Sistema Único de Saúde), é porque ele foi construído com participação da população. O segredo para o avanço do SUS é a nossa união”. Com esta reflexão, o prefeito Angelo Perugini realizou a abertura oficial da IX Conferência Municipal de Saúde, nesta sexta-feira (05/04).A ação é uma etapa municipal das Conferências Estadual e Nacional, cujo tema é “Saúde e Democracia: avançar no direito a saúde”. A programação prossegue neste sábado (06/04), das 8h às 13h, na Fach (Faculdade de Hortolândia), localizada na avenida Santana, nº 1070, no Jd. Amanda.

A programação do primeiro dia da Conferência Municipal contou com a participação do ex-ministro da Saúde, Arthur Chioro. “O SUS vem sendo construído com participação da população de maneira histórica. Lá em 1986, quando realizamos a 6ª Conferência Nacional de Saúde, este tema já era debatido. Pouca gente sabe que o SUS não é uma criação do Congresso ou do Governo Federal. Ele veio de baixo, do povo, para mudar a condição de vida e de saúde da população”, destacou Chioro, afirmando que o usuário deve continuar envolvido com a busca por melhorias constantes no SUS, se apropriando do direito à saúde de qualidade.

“O tema da Conferência Nacional é extremamente relevante pelo entendimento de saúde como um direito das pessoas. Direitos só podem ser conquistados em um ambiente social democrático e de desenvolvimento econômico e social”, enfatizou a secretária de Saúde, Odete Carmem Gialdi.

No final da Conferência Municipal, serão selecionados os representantes de Hortolândia nas etapas Estadual e Nacional, pessoas que terão a atribuição de discutir e definir diretrizes para melhorar o acesso à saúde pública. Serão 64 delegados eleitos, sendo 32 usuários, 16 trabalhadores da Saúde e 16 gestores da Secretaria Municipal de Saúde.

Saúde é prioridade no governo Perugini

Investir em qualidade no atendimento em Saúde é prioridade no governo do prefeito Angelo Perugini. A Prefeitura de Hortolândia investe na reestruturação do serviço de saúde em todo o município, por meio de obras e serviços para melhoria no atendimento prestado à população. Esta ação integra o PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que promoverá o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. O PIC concentra mais de 100 obras e serviços em todas as áreas, intervenções que serão realizadas em parceria com os governos estadual, federal e a iniciativa privada. Por meio do programa, a Prefeitura quer melhorar a prestação dos serviços públicos municipais em todas as áreas, em especial, na saúde, educação, segurança, mobilidade urbana e geração de emprego.

Um importante investimento será realizado no Hospital Municipal e Maternidade Governador Mário Covas. O prédio passará por uma grande reforma: ganhará novo telhado e a fachada será reformada e readequada, com nova entrada.

Já entre as obras em andamento estão as reformas da UBS Santiago e da UBS Novo Ângulo. Na UBS do Jd. Santiago, a reforma é realizada em todo o prédio, com o objetivo de reorganizar o fluxo interno de profissionais e pacientes, readequar ambientes e salas de atendimento, além de revitalizar o local, tornando-o mais acolhedor. A reforma é realizada com recursos próprios da Prefeitura e executada em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos. Mesmo durante a execução da obra, a unidade de saúde funciona normalmente.

Já na UBS Jd. Novo Ângulo, a reforma é mais ampla e inclui troca de todo o telhado. Para que os trabalhos sejam realizados com segurança, a unidade está interditada e o atendimento aos pacientes acontece em um endereço temporário: avenida Antônio da Costa Santos, nº 170, no Jd. Nova América. As obras, realizadas com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), terão investimento de R$ 1,740 milhão.

Compartilhe com um amigo: