Detentos do Centro de Ressocialização de Sumaré fizeram uma rebelião na noite desta segunda-feira (16). Preliminarmente aponta-se que 2 agentes penitenciários foram feitos de reféns.
Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), a unidade conta com 218 presos. Ainda não se sabe se houveram fugas nem a quantidade de fugitivos.
Nesta segunda-feira também estão sendo registradas ocorrências de rebelião em outras unidades prisionais do estado, como em Mongaguá, Mirandópolis e Taubaté.
Em algumas da unidades prisionais, o motivo da rebelião teria sido a suspensão da saidinha de páscoa, que estava prevista para esta terça-feira (17).
Atualização 20h56: Circula o boato de que também ocorrem rebeliões no CDP (Centro de Detenção Provisória) Ataliba Nogueira, pertencente ao complexo prisional Campinas-Hortolândia. A nossa redação entrou em contato com a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) para checar a informação, mas não obteve retorno até esta atualização.
Atualização 22h37: Houve um princípio de confusão no CDP Ataliba Nogueira, mas não houveram fugas de detentos; a informação não foi confirmada pela SAP. Em Sumaré houve fuga de presos e quatro foram capturados.
Matéria em Atualização