m breve, o Banco de Alimentos de Hortolândia terá sua capacidade de captação ampliada em, pelo menos, 30%. Isso porque o espaço de manipulação e de armazenamento de alimentos será reformado, graças a um convênio entre a Prefeitura e o Ministério da Cidadania, que garantiu investimentos de R$ 350.000,00 para ampliação da área física, adequações sanitárias e atendimento à Lei de Acessibilidade. As obras já iniciaram. A previsão da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, responsável pelo órgão, é que o serviço seja concluído ainda neste ano.
De acordo com a diretora do Departamento de Segurança Alimentar da Prefeitura, Alessandra Sarto, entre as melhorias que têm sido implantadas no Banco de Alimentos estão a ampliação das áreas de armazenamento e de cursos, a colocação de um novo portão, a construção de um depósito para materiais de limpeza e de um banheiro. “Também haverá investimentos para a compra de equipamentos, como balança, carrinho para transporte de alimentos, geladeira e freezer, computador e eletrodomésticos para a cozinha experimental”, destacou Alessandra. “Com esta ampliação e as aquisições, vamos ter mais espaço para receber doações, manipular alimentos e armazenar os itens. Nossa estimativa é ampliar em 30% a capacidade de captação de doações”, enfatizou a diretora.
Fundado há 13 anos, o Banco de Alimentos da Prefeitura promove a distribuição mensal gratuita de gêneros alimentícios a 10 entidades cadastradas no Programa de Segurança Alimentar. A ação beneficia cerca de 600 pessoas em situação de vulnerabilidade atendidas nestas instituições, gente que tem sua alimentação reforçada, graças às doações.
Empresas, comércios ou pessoas físicas que quiserem ajudar estas entidades podem participar da campanha permanente de arrecadação de gêneros alimentícios. São aceitos arroz, feijão, leite, óleo, macarrão e outros itens essenciais para garantir a segurança alimentar das pessoas. Para doar, basta entrar em contato pelo telefone (19) 99976-2175 ou por e-mail: bancoalimentos@hortolandia.sp.gov.br.
Além da doação periódica de gêneros alimentícios, o Banco de Alimentos de Hortolândia também realiza qualificações e cursos gratuitos na área de Educação Alimentar, com foco no aproveitamento integral dos alimentos, na alimentação saudável e na promoção da saúde. Mais de 30 mil pessoas, dentre elas membros da comunidade e estudantes da rede municipal, já participaram das atividades até agora.