Prefeitura de Hortolândia implantará sobre o ribeirão estrutura que, no futuro, se conectará ao viaduto a ser construído sobre a via férrea
A obra de travessia do Ribeirão Jacuba, afluente do córrego Santa Clara, para duplicação do viário da Avenida Santana, na Região Central, já começou. A empresa contratada pela Prefeitura construirá uma estrutura que, no futuro, permitirá ao viário se conectar ao viaduto a ser construído pela empresa Rumo sobre a via férrea, ligando as avenidas São Francisco de Assis, na Vila Real, e Santana, no Jardim Amanda. O trecho que passa por intervenções fica na altura da rotatória próxima a um posto de combustíveis e do acesso à antiga Estação Jacuba, hoje Centro de Memória da Prefeitura.
A Ordem de Serviço foi dada em junho deste ano. A obra é realizada pelo consórcio Viário JE, constituído pelas empresas Jofege Pavimentação e Construção Ltda e Construtora Etama Ltda.
Segundo o Departamento de Projetos e Orçamentação da Secretaria de Obras, o projeto prevê que a estrutura de travessia terá 34 metros de largura por 9,20 metros de comprimento. Serão usadas aduelas (estruturas de concreto pré-fabricadas) com 8,50 metros de base por 3,50 metros de altura, o que permitirá a transposição do córrego e a construção de viário com duas pistas, ciclovia e pista de caminhada.
Viaduto sobre a linha férrea será construído no próximo ano, afirma Rumo
O viaduto a ser construído pela Rumo e aguardado por Hortolândia faz parte do pacote de investimentos propostos pela empresa ao Governo Federal a fim de garantir a renovação antecipada do contrato de concessão da malha ferroviária paulista por mais 30 anos. O contrato original venceria em 2028. Em maio de 2020, Rumo e Governo Federal assinaram o novo contrato de concessão, que vai até 2058, mediante uma série de contrapartidas que injetarão recursos privados na ampliação da capacidade de transporte, em melhorias urbanas, com a promessa de geração de empregos.
Quando a concessionária anunciou a parceria com a Prefeitura de Hortolândia para construir o viaduto, em 2018, o município constou como o primeiro da lista a receber as obras.
Para acelerar a obra, o prefeito José Nazareno Zezé Gomes se reuniu, em meados de março deste ano, em São Paulo, com o vice-presidente da Rumo Logística, Guilherme Penin, para tratar do assunto. Na ocasião, o prefeito lembrou que a Prefeitura já havia feito tudo o que cabia a ela para agilizar o processo. Penin assegurou ao prefeito que as obras de construção do viaduto começam em janeiro de 2023, com o compromisso de entregar a obra no primeiro semestre de 2024.