Na última segunda-feira, 06/04, a Associação Brasileira de Supermercados, o Abras, divulgou um balanço referente ao mês de Fevereiro em comparação ao mesmo mês de 2019.
As vendas nos supermercados brasileiros aumentaram 15,8%, Em relação a janeiro, a alta foi de 4,61%. Em um total do ano até fevereiro, comparado ao mesmo período do ano passado, o setor registrou alta de 10,35%. O resultado já está deflacionado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
O presidente da Abras, João Sanzovo Neto, se posicionou a respeito:
– “O autosserviço [vendas em supermercados] iniciou 2020 com um dos maiores resultados dos últimos 9 anos, 5,11%, e em fevereiro continuou bem positivo, registrando 4,61% de crescimento. Desde 2012 que não registrávamos um número tão bom para o mês. O resultado também foi influenciado pelo carnaval, que em 2019 foi no início de março”
Segundo o presidente da Abras:
– “O crescimento no número de casos da doença e o isolamento social orientado pelo Ministério da Saúde e seguido por governadores de diversos estados impulsionou a população nas compras de abastecimento. Recebemos um número de clientes acima da média de 14 a 21 de março. A maioria com o objetivo de estocar comidas para ficar mais tempo em casa. Isso deverá refletir nos resultados do mês, que serão divulgados no Índice Nacional de Vendas de abril”, finalizou Sanzovo.
De acordo com a Abras, com exceção de alguns produtos, como o álcool gel, os supermercados têm encontrado soluções para se manterem abastecidos.
Direto da Redação
Gabriel Machado
TV HORTOLÂNDIA