Dados divulgados pela Prefeitura de Hortolândia mostraram que em uma semana os casos de dengue mais do que dobraram na cidade. A contabilização foi feita pela Secretaria de Saúde e divulgada neste terça-feira (10).
Enquanto até o dia 03/03 haviam 35 casos confirmados de dengue na cidade, nesta semana as ocorrências da doença saltaram para 86, uma alta de cerca de 145%.
Vale lembrar que além de dengue, o mosquito transmissor Aedes aegypt também pode transmitir Zika e Chikungunya. Ainda segundo a administração municipal, em 2019 houveram duas mortes na cidade causadas por dengue.
A Prefeitura reforça que tem tomado ações para a prevenção do mosquito, no próximo sábado (14), os bairros Jardim Novo Ângulo, Chácaras Reymar e Jardim Nova América devem receber a visita de agentes da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses) da cidade, que darão orientações aos moradores sobre a doença.
Também é disponibilizado um panfleto informativo que destaca que, fazendo uma limpeza semanal na residência, é possível combater o mosquito. O material está disponível através do LINK.
Além disso, a administração municipal reforça a prevenção com as seguintes dicas:
- Mantenha bem tampados tonéis, barris e caixas d’água.
- Encha os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda.
- Troque a água dos vasos de plantas aquáticas e bebedouros de animais, lave-os com escova, água e sabão uma vez por semana.
- Pneus devem ser guardados em locais cobertos.
- Lonas usadas para cobrir objetos ou entulhos devem ser bem esticadas para evitar poças de água.
- Garrafas devem ficar com a boca virada para baixo.
- Proteger os ralos com tela e verificar se estão limpos.
- Faça sempre a manutenção de piscinas ou fontes utilizando os produtos químicos apropriados.
- Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.
- Plantas do tipo suculentas também podem acumular água. A orientação é virar a planta para retirar a água.