Emissário de esgoto começa a ser implantado no Jd. Sumarezinho

Nesta segunda-feira (18/03), a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) iniciou a escavação do solo para a implantação de um “coletor tronco” de esgoto no Jardim Sumarezinho. A obra é realizada em uma APP (Área de Preservação Permanente), na beira do córrego, entre a Travessa São Geraldo e a rua Cosmo Ferreira Gomes. O trabalho é uma parceria da Prefeitura com a companhia de saneamento.

A grande tubulação em implantação receberá o esgoto produzido por aproximadamente 400 residências e tem a função de levar os dejetos para a Estação de Tratamento de Esgoto. A obra coloca fim no descarte do esgoto no córrego, que é irregular, e em fossa séptica. 

De acordo com a Sabesp, de 1.200 a 1.500 pessoas serão beneficiadas com a obra. O descarte regular do esgoto protege o meio ambiente, evitando a poluição dos rios e córregos, preservando o manancial com melhorias na qualidade de vida dos moradores.

Segundo a  Secretaria de Serviços Urbanos, com a implantação do emissário de esgoto, o Jardim Sumarezinho dá um grande passo para a conquista de 100% da coleta regular do esgoto.

A implantação do Emissário do Esgoto no Jardim Sumarezinho só foi possível após a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Habitação, realizar a regularização fundiária na área. Em setembro do ano passado, a Administração Municipal removeu e realocou 15 famílias que moravam no local, considerado de risco. 

ESGOTO 100%

A luta histórica da população de Hortolândia por esgoto começou na década de 1980 e viu os primeiros resultados a partir de 2005, na primeira gestão do prefeito Angelo Perugini que, em parceria com a Sabesp, fez Hortolândia sair do marco zero de coleta e tratamento de esgoto para 96,3% de cobertura do serviço. Esse resultado contou, principalmente, com a participação popular.

A universalização do esgoto é uma ação que faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), programa que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos.

Fonte: Prefeitura Municipal De Hortolândia

Compartilhe com um amigo: