No começo do mês (07), o ministro da Saúde Marcelo Queiroga já indicava um cenário favorável para a reabertura, chegando a participar do seminário “Reabertura Segura das Escolas”, que foi realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo o ministro, a inclusão de professores entre os grupos prioritários cria um cenário seguro para a reabertura das escolas em todo o país.
Também nesse mês, o decreto 65.849 do governor do estado João Doria (PSDB) foi publicado no Diário Oficial. Até julho, as escolas publicas e privadas já estavam autorizadas a retomarem as aulas com até 35% da capacidade. O novo decreto do Governo de SP autoriza as escolas a usarem até 100% da capacidade.
A representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil, Florence Bauer, também apoiou a reabertura das escolas. Segundo ela, o país está entre os países a mais tempo com as atividades escolares suspensas, e o país teria os instrumentos necessários para possibilitar, de maneira segura, a retomada das práticas educacionais.
A Secretaria de Saúde de Campinas vem estudando, ao longo das últimas semanas, a possibilidade de reabertura das escolas com 100% da capacidade já a partir de agosto. Com o avanço da campanha de imunização e mais de 55% da população vacinada com pelo menos uma dose, a tendência à reabertura é cada vez mais clara.
Direto da Redação
Henrique Amaral – TV HORTOLÂNDIA
Emissora Rede Brasil de Televisão
Foto: Agencia Brasil