Estado entrega Delegacia da Mulher e anuncia construção de 360 moradias em Hortolândia

Governador Rodrigo Garcia confirmou a abertura de 31 leitos pediátricos no HC da Unicamp e no Hospital Estadual de Sumaré

O prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, acompanhado do governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, entregou oficialmente as instalações da primeira DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) de Hortolândia e a 139ª do Estado de São Paulo. Localizado na rua Benedicta Pires de Assis, 88, bairro Remanso Campineiro, o espaço passou por reforma e adequações internas solicitadas pelo Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública.


Durante a solenidade de inauguração, o governador formalizou convênio para financiamento de 360 moradias populares na cidade. O empreendimento de 360 apartamentos para famílias de baixa renda receberá apoio público por meio de convênio firmado entre o Estado e a Prefeitura de Hortolândia. O projeto será viabilizado pela modalidade Nossa Casa – Preço Social, com aporte de R$ 9 milhões para ajudar as famílias a quitar o financiamento habitacional. As moradias serão construídas pela iniciativa privada. A Secretaria Municipal de Habitação ainda não revelou o local onde o empreendimento será construído.


Para o prefeito Zezé Gomes, a DDM era um sonho antigo do município, que há anos lutava para a instalação de uma delegacia que garanta mais dignidade às mulheres. O Chefe do Executivo hortolandense aproveitou para agradecer o empenho do governador que vem garantindo ao município uma série de obras e melhorias. “O meu amigo e saudoso prefeito Angelo Perugini, quando ocupou a cadeira de deputado estadual, havia plantado em 2016 uma semente e, face a toda essa luta e trabalho, sem esquecer da fé, alcançamos agora em 2022 esse grande objetivo. A partir do momento que o Governo do Estado lançou o decreto, confirmando a DDM, nós já buscamos um local adequado para a sua implantação. O prédio ficou muito bom e atenderá as necessidades da Polícia Civil. Quero também agradecer o governador que não vem medindo esforços e vem garantindo a nossa cidade uma série de benefícios. Rodrigo participou da entrega do Corredor Metropolitano, liberou recursos para a construção do viaduto do Nova Europa, tem a Praça da Cidadania que está chegando na região do Peron e vem nos ajudando na regularização fundiária pelo programa Cidade Legal e, agora, mais 360 apartamentos. Somos muito gratos ao Governo do Estado”, explicou o prefeito hortolandense.

DDM-HORTOLÂNDIA

A Delegacia de Defesa da Mulher era uma reivindicação antiga da população hortolandense, cuja instalação foi confirmada no último dia 6 de janeiro, por meio do Decreto n° 66.425. De acordo com o documento, a área de atuação será abrangida pelos limites territoriais da cidade. Assim como as demais DDMs sediadas em Sumaré, Santa Bárbara d’Oeste e Americana, a delegacia integrará a estrutura da Delegacia Seccional de Americana, vinculada ao Deinter-9 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior) de Piracicaba.
Apesar de Hortolândia contar com mais de 234 mil habitantes, o município ainda não disponibiliza atendimento diferenciado para mulheres vítimas de violência. As denúncias de estupro, ou violência doméstica, por exemplo, são registradas nos Plantões Policiais ou distritos policiais da cidade.
No último ano, o CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher) “Debora Regina Leme dos Santos”, de Hortolândia, registrou o triste recorde de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica. Em 2021 foram registrados 660 atendimentos, um aumento de 50% em relação a 2020, quando foram anotadas 440 denúncias. Deste total, 421 casos terminaram na concessão de medidas protetivas de urgência, ação prevista pela Lei Maria da Penha (n° 11.340, de 7 de agosto e 2006).

MAIS SAÚDE

O governador Rodrigo Garcia confirmou a abertura de 31 novos leitos pediátricos no Hospital das Clínicas da Unicamp e no Hospital Estadual de Sumaré.  “Não é só dinheiro que resolve a saúde. É comprometimento, são profissionais dedicados, profissionais vocacionados, e compaixão que é o que nós temos em São Paulo e isso tem que nos encher de orgulho, porque todos nós juntos fizemos a diferença durante a pandemia”, afirmou Rodrigo.
Os novos leitos pediátricos serão abertos na próxima quarta-feira (1°/06)) para atendimento de enfermaria, terapia intensiva e semi-intensiva no HC da Unicamp e na unidade estadual de Sumaré. O Governo de São Paulo investirá R$ 2 milhões para abertura e custeio dos leitos até o fim de setembro, cobrindo o período de sazonalidade de doenças respiratórias.
Na Região Metropolitana de Campinas, Rodrigo fez ainda o anúncio oficial do programa Mutirão de Cirurgias para a região, que tem cerca de 71,4 mil procedimentos represados no sistema Cross (Centrais de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde). A iniciativa prevê cirurgias extras na rede estadual, remuneração dobrada nos hospitais do SUS e a contratação de serviços na rede privada e hospitais filantrópicos.

Compartilhe com um amigo: