Polo Hortolândia desta universidade pública e gratuita, parceira da Prefeitura, disponibiliza 240 vagas para interessados
Quer fazer um curso universitário de qualidade e gratuito? Então é melhor se apressar. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) abriu na segunda-feira (06/02), às 10h, as inscrições para 25.350 vagas do Vestibular anual 2023, destinadas a 419 polos, de 366 municípios (capital, interior e litoral). São oferecidos nove cursos, com três eixos básicos de ingresso, via processo seletivo: Letras, Matemática e Pedagogia (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação (Eixo de Computação), e Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção). As inscrições terminam no dia 30/03, às 23h59, e devem ser feitas pelo site: vestibular.univesp.br. A prova (objetiva e redação) ocorrerá no dia 28/05, às 13h, e os locais oficiais serão divulgados no dia 19/05. O início das aulas está previsto para o final de julho de 2023.
O custo da inscrição é de R$ 51,75. Para participar, não há limite de idade, basta ter concluído o ensino médio ou com o término previsto até o período da matrícula. No preenchimento da ficha de inscrição, os candidatos devem cumprir todas as etapas previstas, responder o questionário socioeconômico, indicar o CPF e seus dados pessoais. Também será possível, caso queiram, fornecer os números de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2020, 2021 e 2022, para que os resultados sejam considerados na prova objetiva e integrados à nota final. Caso a nota do ENEM 2022 não seja divulgada até o dia 30/03, não valerá para esse processo seletivo. No vestibular, também haverá o Sistema de Pontuação Acrescida para Pretos, Pardos e Índios (PPI) e para alunos que estudaram o Ensino Médio em escolas públicas.
Do dia 06/02, até às 23h59, do dia 09/02, as pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) terão isenção da taxa. No mesmo período, também será concedida a redução de 50% do valor da taxa de inscrição, em conformidade com a Lei Estadual nº 12.782, de 20 de dezembro de 2007, aos candidatos que preencham cumulativamente, os seguintes requisitos: estejam regularmente matriculados no ensino médio ou equivalente, no 3º semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em curso pré-vestibular ou em curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação e que recebam remuneração mensal inferior a 2 (dois) salários mínimos ou desempregados. Os benefícios são concedidos no site do vestibular. No momento da inscrição, basta clicar em “redução de taxa” ou “isenção”.
Em caso de dúvidas, o candidato poderá acessar o “Fale Conosco” do site da Vunesp, banca realizadora do vestibular: www.vunesp.com.br/faleConosco, e encaminhar sua mensagem ou, ainda, entrar em contato com o “Disque Vunesp”, por meio do telefone (11) 3874-6300, em dias úteis, das 08h às 18h.
A prova será realizada no dia 28/05, às 13h, de forma presencial nas cidades que englobam diversas regiões do Estado de São Paulo. A empresa organizadora seguirá todas as recomendações sanitárias de prevenção à Covid-19, em vigência na data. O candidato deverá seguir imediatamente para o ambiente da prova e evitar aglomerações. A lista completa dos locais dos exames também estará disponível em: vestibular.univesp.br, no dia 19/05/23. O gabarito oficial será divulgado em 29/05, no site do vestibular.
Foram disponibilizadas para o polo Hortolândia 240 vagas, 80 por eixo, segundo informações enviadas à Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. Existem três eixos: Computação (Engenharia da Computação, Tecnólogo em Ciências de Dados ou Tecnólogo em Tecnologia da Informação); Licenciatura (Pedagogia, Matemática ou Letras) e Negócios e Produção (Engenharia de Produção, Administração ou Tecnólogo em Processos Gerenciais).
O polo presencial Hortolândia está localizado dentro da ETEC de Hortolândia (Centro Paula Souza), na Rua Capitão Lourival Mey, 750, Jardim Santana. A Univesp é parceira da Prefeitura de Hortolândia, tendo-se instalado no município com o auxílio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.