Ícone do site TV HORTOLÂNDIA

Feirantes de Hortolândia aprendem práticas gastronômicas e gestão financeira

Palestra organizada pela Prefeitura, com apoio do Sebrae, reuniu cerca de 150 empreendedores

O teatro Elizabeth Keller de Matos recebeu, na manhã desta segunda-feira (24/03), aproximadamente 150 pessoas, principalmente feirantes e empreendedores que participaram do curso de Práticas Gastronômicas e da palestra de Gestão Financeira idealizados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação da Prefeitura de Hortolândia. As ações foram ministradas pela Vigilância Sanitária municipal e pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). A atividade também contou com o apoio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. 

De maneira interativa e aberta para questionamentos, os temas interligados tiveram o objetivo de contribuir no cotidiano dos negócios, com ênfase aos alimentos. Além da capacitação, os participantes puderam tirar dúvidas sobre cuidados com a higiene no manuseio dos alimentos e receberam dicas para o fortalecimento e o crescimento dos serviços oferecidos em diversos aspectos, estabilizando a maneira de gerir e planejar o aspecto financeiro do negócio.

FEIRAS NOTURNAS

Além da palestra realizada nesta segunda-feira que auxilia os feirantes noturnos para o desenvolvimento do negócio, neste ano, o prefeito Zezé Gomes já realizou duas reuniões para tratar dos interesses destes empreendedores. Os encontros tiveram como objetivo fortalecer o diálogo entre a administração municipal e os comerciantes, visando melhorias na estrutura e na regulamentação dessa atividade econômica, que tem se consolidado como uma importante fonte de renda para os feirantes e de compras e lazer para a comunidade local. Em 2024,foram registrados mais de 100 feirantes que trabalham em feiras noturnas na cidade. A maioria é de mulheres.

Desde sua implementação em 2021, sob a gestão do prefeito Zezé Gomes, as feiras noturnas se tornaram um grande sucesso na cidade. Além de proporcionarem uma alternativa acessível e prática para as compras da população, elas fomentam a economia local, oferecendo oportunidades para pequenos empreendedores e produtores hortifrutigranjeiros. Atualmente, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico trabalha para regularizar todas as feiras noturnas, garantindo segurança e melhores condições para comerciantes e consumidores.

CURSOS DO SEBRAE

De acordo com o órgão, em 2024, Hortolândia registrou um total de 53.098 atendimentos, realizados por meio de diversos canais oferecidos pela instituição, como consultorias online, eventos, feiras, Sebrae Aqui, Sebrae Móvel e atendimentos presenciais. Desse total, o posto Sebrae Aqui de Hortolândia teve um papel fundamental, com 5.755 atendimentos presenciais, sendo 4.894 realizados por pessoas físicas e 861 por pessoas jurídicas.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Hortolândia.

Compartilhe com um amigo:
Sair da versão mobile