Ocorrências contam, também, com a participação dos cães farejadores da corporação
Em Hortolândia, a Guarda Municipal (GM), força de Segurança da Prefeitura, trabalha duro no enfrentamento à criminalidade, com destaque para o combate ao tráfico de drogas no município. Além de agentes experientes, a corporação conta também, durante o dia, com o apoio de cães farejadores, os pastores adultos Ozzy (alemão com malinois) e Ralf (belga-malinois), que auxiliam em alguns flagrantes.
Neste ano, segundo informações da Secretaria de Segurança, já foram registradas diversas ocorrências por toda a cidade, dentre elas em bairros como o Jardim Amanda, Jardim Primavera e São Sebastião, resultando na apreensão de pinos de cocaína, tabletes de maconha e pedras de crack, além da prisão de suspeitos. Na avaliação da Secretaria de Segurança, todo flagrante realizado é representativo por inibir crimes que afetam grandemente a sociedade. Alguns deles acontecem durante ações rotineiras de patrulhamento, outros graças à parceria da comunidade, por meio de denúncias anônimas feitas pelos números 153 e 0800-111-580.
Para o subinspetor GM Da Silva, a parceria da sociedade é fundamental para levar mais segurança à comunidade. “As denúncias anônimas de tráfico de drogas vem aumentando de forma significativa ultimamente e a Guarda Municipal não mede esforços para coibir esse tipo de delito”, ressalta ele.
Após a vigência da Lei 13.022, de 2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais, ampliou-se a esfera de atuação das forças de segurança locais. “A Guarda Municipal atua diuturnamente no combate a qualquer tipo de delito, zelando pela segurança da nossa população”, afirma o secretário de Segurança, Joldemar Nunes Corrêa, o Dr. Jold.