Golpe no WhatsApp, vídeo fake diz que consumidores têm direito a receber uma determinada quantia em dinheiro de cashback

Golpe do cashback faz vítimas em Hortolândia. Saiba como não cair

Órgão da Prefeitura reforça que não faz intermediação de práticas comerciais entre empresas e clientes 

Você já recebeu no WhatsApp um vídeo que diz que consumidores têm direito a receber uma determinada quantia em dinheiro de cashback? Se sim, fique atento! O Procon de Hortolândia, órgão da Prefeitura, alerta a população que a mensagem é um golpe.

FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

De acordo com o órgão, o referido vídeo tem circulado nas redes sociais neste início de ano. A mensagem divulga uma fake news que supostamente teria sido exibida no jornal de uma conhecida emissora de televisão. A notícia falsa diz que o Procon teria obrigado as empresas de cartão de crédito a pagar uma multa milionária por terem escondido dos consumidores sobre o programa de cashback.

Essas empresas também teriam que devolver para os consumidores uma certa quantia em cashback por cada compra já feita. A quantia pode chegar ao valor de até R$ 4.500,00. Para resgatar essa quantia, a pessoa tem que clicar num link que vem na mensagem. 

De acordo com a diretora do Procon Hortolândia, Lenita Sostena de Souza, o golpe consiste em induzir o consumidor a clicar no link para dar entrada no pedido do suposto cashback. Por meio do link são solicitados dados da pessoa. “Aí, vem uma resposta que diz qual é a quantia. Para recebê-la, a pessoa tem que fazer um depósito pelo Pix”, explica Lenita.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Direto da Redação
TV HORTOLÂNDIA

Compartilhe com um amigo: