Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo
O Governo de São Paulo dá continuidade nesta semana a distribuição dos respiradores para hospitais do interior e da grande São Paulo. A ação permite a abertura de novos leitos de UTI, serão 179 respiradores distribuídos entre hospitais de 45 cidades.
No Departamento Regional de Saúde (DRS) da região de Campinas, serão destinados 11 equipamentos, cinco deles serão enviados para o Hospital de Campanha de Sumaré. Além deles, 4 vão para a Santa Casa de Valinhos e 2 para a Prefeitura de Monte Alegre. O hospital regional de Piracicaba deve receber 12 respiradores.
Na região de Sorocaba os equipamentos serão divididos entre as UPAs de Sorocaba e as cidades de Salto, Itaberá e Cerquilho. No Vale do Paraíba são 50 equipamentos destinados para as cidades de Caraguatatuba, Cruzeiro, Lorena, Aparecida e Guaratinguetá. Bauru e Marília receberão juntas oito respiradores.
Ainda segundo a Secretaria de Estado da Saúde, Araçatuba contará com mais 14 equipamentos. As Santas Casas de Araçatuba e Birigui receberão cinco cada; outros três vão para o Hospital de Campanha de Penápolis e um para a Santa Casa de Pereira Barreto. Já a Santa Casa de Barretos contará com dez respiradores e outro equipamento será enviado ao Pronto-Socorro de Gavião Peixoto, localizado na região de Araraquara.
Na região de São José do Rio Preto, 38 ventiladores pulmonares serão distribuídos entre 17 hospitais municipais e 21 hospitais filantrópicos. Na Grande São Paulo o Centro Especializado em Reabilitação Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti e a Santa Casa de Pompeia receberão, juntos, dez equipamentos.
Hospital de campanha em Sumaré
Sumaré conta com um plano de contingência do coronavírus; a cidade estruturou um Hospital de Campanha no imóvel em que funcionava um hospital particular no bairro Chácaras Bela Vista. A administração municipal informou que o hospital de campanha está “em fase final de implantação”.