Ícone do site TV Hortolândia

Governo lança aplicativo que permite bloqueio de celular em caso de roubo

Um recurso de “botão de emergência” foi disponibilizado à população para proteger aplicativos financeiros e dados pessoais em situações de roubo ou furto de celulares. O Celular Seguro, um aplicativo e site lançados nesta terça-feira (19), oferecem a capacidade de bloquear o aparelho, a linha telefônica e os aplicativos bancários com apenas alguns cliques.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

 

O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Capelli, explicou que o botão de emergência foi projetado para permitir que as pessoas bloqueiem rapidamente as operações, evitando a necessidade de realizar uma série de ligações para garantir a segurança de suas informações financeiras.

Desenvolvida em colaboração entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a plataforma Celular Seguro tem o objetivo de diminuir a atratividade do crime e desencorajar a receptação de aparelhos roubados, contribuindo para a redução de roubos e furtos.

Em 2022, o Brasil registrou 999.223 roubos e furtos de celulares, conforme o 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. No entanto, Capelli ressalta que a subnotificação ainda é expressiva, devido aos procedimentos complexos para realizar o bloqueio da linha e do aparelho.

Nesta terça-feira, foram formalizados acordos com bancos como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander, Itaú, Banco Inter, Sicoob, XP Investimentos, Banco Safra, Banco Pan, BTG Pactual e Sicredi. Além disso, protocolos de intenções foram estabelecidos com empresas como Google, Uber, 99, Zetta, Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), e adesões ao aplicativo foram feitas pela Conexis Brasil Digital e pelas empresas Claro, Vivo e TIM.

O aplicativo, disponível para sistemas Android e iOS a partir desta quarta-feira (20), requer login por meio da conta gov.br. Os usuários podem cadastrar seus dispositivos, incluindo número, marca e modelo. É possível registrar mais de um aparelho, desde que a linha esteja vinculada ao CPF do usuário.

O sistema também permite o cadastro de pessoas de confiança, que podem auxiliar na criação de ocorrências em nome do usuário. Em caso de perda ou roubo, o usuário ou a pessoa de confiança pode registrar uma ocorrência pelo site ou aplicativo, descrevendo os detalhes do incidente. O sistema emite alertas para as instituições participantes, solicitando ações como bloqueio de aplicativos financeiros, do aparelho e da linha telefônica.

O bloqueio da linha telefônica, através do chip, estará disponível no aplicativo a partir de 9 de fevereiro. Até lá, será necessário continuar bloqueando a linha entrando em contato com a operadora de telefonia.

Compartilhe com um amigo:
Sair da versão mobile