O final de semana foi agitado nas praias do litoral paulista. Todas as cidades litorâneas receberam grandes concentrações de turistas. E o fluxo de visitantes deve permanecer alto com o feriado da próxima quarta-feira (20) e a aproximação do verão e das festas de fim de ano.
Porém, os banhistas devem se atentar à qualidade das praias para o banho. A CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) emite boletins semanais com a balneabilidade das praias de todo o estado. Após o diagnóstico, também é fixada uma bandeira identificando a balneabilidade ou não daquela praia.
Na cidade de Santos, por exemplo, nenhuma praia está própria para banho segundo a amostragem de 03/11 à 13/11, mesmo assim, muitos banhistas entraram no mar neste final de semana.
Em São Vicente, só as praias de Itararé e da Ilha Porchat estão próprias para banho. Já em Praia Grande, duas das doze praias da cidade estão impróprias.
A situação também é crítica nas cidades do litoral norte. Em Caraguatatuba, por exemplo, sete das quinze praias não estão próprias para banho.
Banhar-se em praias que estão passando por períodos impróprios para o banho de mar representa grande perigo à saúde. A situação expõe os banhistas a microorganismos patogênicos e possibilita a transmissão de doenças.